Em 2025, o serviço de abordagem social do município de Herval d’ Oeste, que é ofertado pelo CREAS através da secretaria de assistência social, realizou 568 atendimentos. O serviço é composto por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogo e monitor social.

A equipe atua de forma integrada para identificar e acompanhar pessoas e famílias em situação de risco ou violação de direitos, oferecendo acolhimento, escuta qualificada, orientação e encaminhamentos à rede socioassistencial.
A atuação da equipe é fundamental para garantir proteção social, fortalecer vínculos e assegurar o acesso à direitos, contribuindo para a superação das situações de vulnerabilidade e a promoção da cidadania.
O serviço disponibiliza espaço para banho, com banheiros equipados e itens de higiene pessoal, além da oferta de alimentação, por meio de refeições ou lanches, conforme a organização do serviço. Essa estrutura organizada para atendimento às pessoas em situação de rua, garante condições básicas de higiene e alimentação como forma de assegurar dignidade e proteção social.

O atendimento funciona 24 horas, com equipes em regime de sobreaviso, garantindo resposta imediata às situações emergenciais. Além disso, são realizadas abordagens programadas em conjunto com a Polícia Militar, em locais estratégicos como cemitério, praças e pontes, com o objetivo de identificar pessoas em situação de vulnerabilidade, realizar escuta qualificada e efetuar os devidos encaminhamentos à rede de serviços, considerando o elevado número de casos relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

Fonte: Ascom
Rádio Líder