Cidade de Luzerna (Foto: PML/Divulgação)
O pequeno município de Luzerna, no Meio-Oeste de Santa Catarina, aparece no top 10 das cidades brasileiras com melhor cenário de desenvolvimento sustentável, segundo revela um índice lançado pelo Instituto Cidades Sustentáveis neste domingo (6), com base em metas das Nações Unidas (ONU).
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDCS) monitora 100 indicadores que tratam dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, desenhados em 2015 como metas globais para 2030, com o intuito de, entre outras coisas, erradicar a pobreza, reduzir a desigualdade, proteger o meio ambiente e o clima, promover a paz, educação de qualidade, saúde e bem-estar.
Com cerca de 5,7 mil habitantes, Luzerna é a melhor catarinense no ranking do IDCS, na oitava posição entre 5.570 cidades. Em uma escala de 0 a 100, o município tem 62,21 pontos, número considerado alto.
É destaque em Luzerna os indicadores referentes ao ODS de paz e justiça, como a baixa taxa de homicídio. Cabe evolução, no entanto, quanto ao objetivo de proteção da vida terrestre, por exemplo, já que o município tem pontuação considerada baixa no que se refere às taxas de áreas florestadas.
Cerca de seis em cada dez em SC têm desenvolvimento baixo
Além de Luzerna, apenas outras três cidades catarinenses também têm um nível de desenvolvimento sustentável considerado alto, quando a pontuação varia de 60 a 79,99: Jaraguá do Sul (60,15), no Norte do estado, Orleans (60,06), no Sul, e Balneário Camboriú (60,05), no Litoral Norte.
No país todo, apenas 45 cidades estão nesse mesmo nível. Não há cidade alguma com nível muito alto (acima de 80 pontos). A maior parte dos municípios brasileiros apresenta patamar baixo (de 40 a 49,99) ou muito baixo (abaixo de 39,99): são 3.970 (equivalente a 71%) nessa condição.
Em Santa Catarina, 175 dos 295 municípios estão também nesse nível, ou seja, cerca de seis em cada dez (59,3%). A pior situação é a de Ipuaçu (na 5.056ª posição geral), no Oeste, com baixos investimentos em indústria, inovação e infraestrutura, que também integram os objetivos traçados pela ONU.
O índice ainda categoriza cidades com um nível médio de desenvolvimento sustentável, quando a pontuação fica entre 50 a 59,99: Santa Catarina tem 116 municípios nesse nível (39,3%).
O ranking geral do país concentra no top 10 oito cidades do estado de São Paulo: a primeira delas é o município de São Caetano do Sul, no entorno da capital paulista, com 63,42 pontos.
Fonte: NSC Total
Foto: Gazeta do Povo