A equipe de Luzerna “Girls Up”, de Luzerna, é campeã da América do Sul do Technovation Challenge 2018, maior desafio mundial de tecnologia e empreendedorismo para meninas. O resultado foi divulgado na noite desta terça-feira (19).
As meninas Geovana Maziero Camarotto, 11 anos; Rafaela de Souza Fiorin, 13 anos; Gabrielle Schroeder, 13 anos; Maria Eduarda Dalla Lana Carara, 12 anos e Heloise Cristina Parolin Volpi, 14 anos, foram as vencedoras da categoria Junior. A equipe tem como mentora Adriana Carla Maziero Camarotto. Elas receberão bolsa de estudos de U$ 1.000,00 pela conquista na categoria Regional.
Na categoria Sênior a vencedora foi uma equipe de Tupã, interior de São Paulo. A competição previa que apenas uma equipe por categoria e continente seria selecionada.
O “Technovation Challenge 2018” é um desafio online e gratuito. Na competição, equipes de meninas com idades entre 10 e 18 anos trabalham com mentores para desenvolver um aplicativo de celular que solucione um problema social. São mais de 3 mil participantes no Brasil e 20 mil meninas, seis mil mentores em 115 países. O desafio não exige nenhuma experiência com programação.
A mentora Adriana Camarotto, comemorou o resultado. “Este desafio é incrível. Nossa equipe está muito feliz com o resultado alcançado”, comenta. Segundo ela, a missão da “Technovation” é educar e capacitar as mulheres jovens para que façam a diferença na sua comunidade usando a tecnologia e o empreendedorismo.
“Elas aprenderam a programar por meio de workshops e tutoriais da internet. Participaram de workshops de programação, Design Think, Canvas de modelo de negócios, entre outros, que foram muito importantes para o desenvolvimento do projeto e o resultado alcançado”, comenta.
O PROGRAMA:
Times de Ensino Fundamental e Médio trabalham na programação e desenvolvimento da estratégia de negócios de um aplicativo que solucione um problema real durante 12 semanas. São suportadas por um facilitador e uma mentora ou mentor.
O APLICATIVO:
A equipe GirlsUp participa do desafio desde 2016 e já desenvolveu vários aplicativos para celular, dos quais já submeteram 2 APPs, um em 2017 chamado Bank of Time (Banco do Tempo) e outro neste ano chamado Life4Dow, que está na semifinal mundial e entre os 3 melhores APPs do Brasil na categoria Junior. Todo o material do desafio foi submetido em inglês.
O aplicativo deste ano é o Life4Down, Life4Dow, e foi desenvolvido totalmente em inglês, assim como todo o material entregue, pois é uma das exigências do desafio “Tecnovation Challenge”.
“Life4Down atende às pessoas portadoras da síndrome de Down, em suas limitações de aprendizado, Life4dow é um app acessível, lúdico, divertido, útil, fácil de usar, para portadores da síndrome de Down, pais e educadores que façam uso da tecnologia como ferramenta para o aprendizado e desenvolvimento de habilidades necessárias, dando-lhes autonomia para resoluções de problemas do dia a dia”, finaliza a mentora Adriana Camarotto.
Fonte: Assessoria Prefeitura