Lançado de forma oficial, o Projeto “Sou Estudante, Sou Cidadão”. A escola escolhida para desenvolver o programa da Polícia Militar foi a Escola de Educação Básica São José.
O projeto busca implementar ações que possibilitassem aos estudantes desenvolver noções de civismo e cidadania, estimulando o respeito ao professor, aprimoramento do aspecto comportamental, melhora da autoestima, a identificação com o local de estudo e consequente zelo ao patrimônio.
Objetivos:
- Apresentar aos estudantes os símbolos nacionais e fazer com que eles os identifiquem e conheçam sua história;
- Mudar o referencial negativo que o meio social possa lhes apresentar, focando nos bons exemplos e premiando os estudantes por suas ações comportamentais;
- Fazer com que os valores repassados durante o projeto possam refletir nos lares e provocar mudança na dinâmica familiar;
- Criar nos estudantes e comunidade um espírito de identidade com a escola, gerando neles um sentimento de pertencimento e responsabilidade com as instalações, valores e pessoas ali representadas;
- Resgatar a figura do professor como mestre e condutor de ações pedagógicas efetivas que facilitem o aspecto comportamental e educacional das crianças;
- Aumentar a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do colégio.
Para o comandante do 26º batalhão de polícia militar de Herval d’ Oeste, Major Valdeci Oliveira, o projeto busca a valorização dos símbolos nacionais, e consequentemente o respeito do aluno com seu professor.
O prefeito em exercício Mauro Martini, parabenizou a iniciativa da polícia militar em desenvolver primeiramente o projeto em Herval d’ Oeste.
Para a diretora Roseli Benetti, o projeto é de fundamental importância, onde trará novamente os valores que se perderam, como civismo, respeito aos mestres, à pátria e a bandeira.
Segundo a supervisora regional de educação Neusa de Matos Barbosa, o projeto já vinho sendo estudado a algum tempo, até a sua efetivação no colégio São José.