Joaçaba participa de simulado estadual de gestão de desastres naturais da Defesa Civil

O município de Joaçaba participou neste domingo (18) do primeiro Simulado Estadual de Gestão de Desastres, promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina. A ação teve como objetivo testar a capacidade de resposta dos municípios e do Estado diante de situações de emergência, especialmente após os eventos climáticos extremos registrados no Rio Grande do Sul em 2024.

Cada cidade participante do simulado escolheu um tipo de desastre recorrente. Em Joaçaba, foi simulado um deslizamento de terra, considerando a topografia acidentada do município. O exercício foi realizado em formato de simulado de mesa, com a participação de diversas entidades envolvidas na gestão de riscos e emergências.

O cenário foi baseado em um caso real ocorrido na Rua Sergipe, onde já houve deslizamento com necessidade de remoção de moradores. Na simulação, 19 famílias, aproximadamente 60 pessoas precisariam ser evacuadas de uma área de risco que se estendia até a Rua Elizário de Carli.

O plano previu a realocação dos afetados na Escola do Ponto, que foi o Nuperajo, escolhida como abrigo temporário por oferecer estrutura adequada, como salas de aula, cozinha e banheiros. O Centro de Logística (CELOG) foi instalado no antigo CPJ, local com cobertura e espaço para recebimento e distribuição de donativos e itens de assistência humanitária. Também foi elaborado um decreto fictício de situação de emergência e enviados pedidos simulados ao Estado, incluindo colchões, kits de higiene e produtos de limpeza.

Durante o simulado, foi ativado o Comitê de Crise, que contou com a participação do prefeito Vilson Sartori, da comissão técnica da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), e de representantes das secretarias de Infraestrutura, Assistência Social, Saúde, Comunicação, Desenvolvimento Econômico e Administração. Também participaram membros da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, SIMAE (Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto), Celesc, Câmara de Vereadores e DEINFRA.

O exercício foi encerrado às 17h com avaliação positiva por parte da Defesa Civil Estadual e também Municipal. O resultado oficial será divulgado no próximo dia 22 de junho, e a segunda edição do simulado estadual já tem data marcada, será no 17 de maio de 2026, em comemoração ao aniversário da Defesa Civil de Santa Catarina.

Fonte: Ascom

Veja agora

Dois homens são presos por dirigir embriagados, em Joaçaba

Durante o final o final de semana, equipes da Polícia Militar prenderam em flagrante dois …