Joaçaba Futsal critica criação de nova divisão da LNF

Cladir Dariva, presidente da LNF | Foto: Thalles Lourenço

A direção do Joaçaba Futsal, criticou a criação de uma nova divisão na maior competição de futsal do mundo, a LNF. Conforme uma decisão na última terça feira(04), entre a nova diretoria da entidade e clubes filiados, ficou definida em votação, a criação da divisão de acesso, a “Liga Silver”. A decisão contou com 15 votos a favor e 9 contrários.

O fato que mais chamou a atenção, foi a aprovação imediata, ou seja, já para 2026, sem que os clubes soubessem que seriam rebaixados. Neste caso, o Joaçaba, pelo desempenho deste ano, onde ficou na 21ª posição com 12 pontos ganhos.

O encontro aconteceu no Teatro do Sport Club Corinthians Paulista. O principal tema em pauta foi a criação da LNF Silver, a nova divisão de acesso da Liga Nacional de Futsal, aprovada por maioria dos franqueados. A competição será implantada a partir de 2026 e reunirá 16 equipes, sendo oito definidas pelo ranking técnico das campanhas na primeira fase das temporadas 2023, 2024 e 2025, e outras oito convidadas pela organização.

As equipes confirmadas para a LNF Silver são: Esporte Futuro, São Lourenço, Joaçaba, Vélez Camaquã, Blumenau, Dracena, Umbro e Poker.

A LNF seguirá com 16 clubes na elite do futsal nacional: Magnus, Atlântico, Joinville, Jaraguá, Praia Clube, Cascavel, ACBF, Pato, Minas, Corinthians, Intelli, Campo Mourão, Umuarama, Marreco, Tubarão e São José.


Joaçaba Futsal em seu ano de estreia na LNF 2017

Ainda na terça feira, nossa reportagem conversou com o presidente eleito, Maicon Bortoluz, sobre a decisão:

O Joaçaba Futsal, enviou uma nota, repudiando a decisão imediata:

O Joaçaba Futsal, filiado à Liga Nacional de Futsal (LNF), manifesta-se sobre as alterações propostas pela entidade e aprovadas para a gestão 2026–2029.

No dia 29 de outubro, o clube recebeu um ofício da LNF sobre o planejamento e possíveis alterações no formato da competição, sendo a principal mudança a criação de uma nova divisão, a “LNF Silver”, já a partir da próxima temporada.

No dia 31 de outubro, a diretoria encaminhou um ofício à Liga e aos demais filiados posicionando-se contrariamente à modificação. Já no dia 4 de novembro, em São Paulo (SP), os diretores participaram da assembleia realizada pela LNF para a apresentação, o debate e a votação da proposta. O resultado foi de 15 votos a favor e nove contrários, culminando na aprovação da “LNF Silver”, o que causou surpresa e indignação ao clube.

O Joaçaba Futsal reconhece e apoia a necessidade de renovação na LNF. Entretanto, o novo formato da competição baseia-se em desempenho retroativo e, na visão do clube, foi implementado com tempo insuficiente para análise e discussão entre os envolvidos, sem observar os princípios estabelecidos pela Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), comprometendo os planejamentos financeiros, contratuais, esportivos e sociais já estruturados.

Ressaltamos que o Joaçaba Futsal é detentor da vaga, conquistada com muito esforço, o que inclusive impactou o desempenho esportivo da equipe nas últimas três temporadas, período utilizado como referência para definir os participantes da “LNF Silver”.

Aos seus torcedores, patrocinadores e apoiadores, o Joaçaba Futsal enaltece um projeto consolidado, que atende gratuitamente mais de 500 crianças e adolescentes em núcleos de iniciação e categorias de base em Joaçaba e região. Ressalta ainda que seus propósitos permanecem firmes, dentro e fora das quadras, buscando destaque não apenas no cenário esportivo, mas também atuando como agente de transformação social.

Independentemente da divisão, o clube seguirá competindo em nível nacional e prezando por um trabalho honesto, pautado na ética e no respeito. “Somos uma família, o time do coração do Vale do Rio do Peixe, levamos o nome de uma cidade, representamos uma região e nosso sonho já se tornou missão”.

Joaçaba (SC), 7 de novembro de 2025.

Diretoria Joaçaba Futsal.

Veja agora

Agricultor é socorrido após trator tombar sobre ele em Joaçaba

Um agricultor ficou ferido na manhã desta quarta-feira, 5 de Novembro, após o trator que …