A Prefeitura de Joaçaba, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), está intensificando as ações de sustentabilidade por meio do programa “Penso, Logo Destino”. A iniciativa contempla itens com necessidade de logística reversa, como as lâmpadas fluorescentes, que ainda podem conter mercúrio, que é um resíduo perigoso tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública.
Para facilitar o descarte correto desses materiais, foi instalado um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na sede da prefeitura. A estrutura, cedida pela empresa Reciclus , unidade gestora responsável pela coleta e destinação, permite que a população entregue suas lâmpadas usadas com segurança. Quando o recipiente atinge a capacidade máxima, a empresa é acionada para realizar a coleta e dar o destino ambientalmente adequado.
Além de prevenir a contaminação do solo e da água por resíduos tóxicos, a ação reduz os riscos de acidentes com trabalhadores da limpeza urbana e promove a educação ambiental. O ponto permanece instalado na entrada principal da prefeitura e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Há compartimentos específicos para lâmpadas tubulares e compactas.

A engenheira sanitarista da prefeitura, Natalia Ferrandin, ressalta a importância da iniciativa. “O intuito é possibilitar que as pessoas tenham um local adequado para destinar as lâmpadas em desuso, garantindo que essa destinação ocorra em conformidade com as legislações ambientais.”
Além do descarte consciente, a campanha também reforça a importância da substituição por tecnologias mais sustentáveis, como a substituição das lâmpadas antigas por modelos de LED, que são mais econômicos e menos agressivos ao meio ambiente desde a fabricação até o descarte.
Fonte: Ascom