Saúde mental é um tema muito importante e deve ser tratado de forma séria, pensando nisso a equipe da Rádio Líder preparou uma série de reportagens que serão postadas mensalmente falando sobre o assunto.
O ano de 2020 passou e a chegada de 2021 foi muito esperada, pois “Ano novo, Vida Nova”. Será?
O encerramento de um ano provoca um turbilhão de sentimentos para cada um, já que há espera de mudanças daquilo que desperta incômodo, além da ânsia pelo novo. Mas é necessário escutar o silêncio nunca pronunciado e reler a história para então, reescrever o hoje.
Em prol da conscientização da saúde mental e emocional, criou-se a campanha Janeiro Branco. Com o objetivo de fomentar a cultura da saúde mental, a campanha visa proporcionar a prevenção do adoecimento psíquico, considerando que, a cada início de um novo ano, há uma tendência de se refletir a respeito do ano anterior. Consequentemente, é possível provocar mudanças, a fim de alcançar metas desejadas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um país que já é um dos recordistas mundiais em relação à depressão, à ansiedade e aos números absolutos de suicídios. Neste sentido, a primeira fase de uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo Ministério da Saúde detectou: ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados; transtorno de estresse pós-traumático em 45,5%; e depressão grave em 16% dos participantes do estudo. Além disso, é também necessário considerar estudos sobre a ampliação das violências domésticas, do abuso infantil e do adoecimento emocional por parte de jovens e de idosos submetidos ao isolamento social.
O ano de 2020, com a pandemia provocada pelo vírus Covid-19, evidenciou a importância da saúde mental, pois houve a deterioração nas condições de vida de um número crescente de pessoas, multiplicação de dolorosos lutos devido às perdas inesperadas, bem como, a erupção de muitas insatisfações existenciais com sentidos alienados de vida.
Importante é enfatizar, o quão é necessário o cuidado com a saúde mental, pois ela afeta os diversos setores da vida e, por vezes, estamos aprisionados na crença de que o emocional não interfere tanto quanto a dor física. Assim, tornamo-nos prisioneiros do sofrimento psíquico.
Portanto, não hesite em procurar ajuda profissional para compreender seu percurso e acolher a própria dor. Que em 2021, você, leitor(a), tenha um olhar compreensivo para cada cena da sua história e que possa se responsabilizar por isso, já que, de nada adianta pedir aos céus, se a si próprio, você não se escuta.
Conheça serviços de saúde mental:
CVV
– Centro de Valorização da Vida
O
Centro de Valorização da Vida, realiza apoio emocional e prevenção
do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas
que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone,
e-mail e chat 24 horas todos os dias.
•
Ligue 188
• https://www.cvv.org.br/
Unidades
Básicas de Saúde (UBS)
O
Posto de Saúde no bairro que reside em seu município oferece
atendimento psicológico individual e também em grupos.
Universidades com Graduação em Psicologia
As universidades com curso de graduação em Psicologia oferece atendimento psicológico individual e em grupos gratuitamente, basta procurar o serviço e se informar sobre o funcionamento.
Autora: Psicóloga Tailândia Guzzi Danielewicz