Itajaí conquista o tricampeonato dos Jasc em Lages. Joaçaba ficou na 26ª posição

A 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foi encerrada neste sábado, 11, após 10 dias de competições em 26 modalidades com uma grande festa no superlotado ginásio Jones Minosso. Seis mil pessoas assistiram à cerimônia de encerramento marcada pelas premiações do ouro para Lages no futsal feminino, e para Itajaí, como campeão geral, representada pela equipe de futsal feminino.

Itajaí conquista o tricampeonato dos Jasc em Lages. Foto:Nilton Wolff/Fesporte
Itajaí conquista o tricampeonato dos Jasc em Lages. Foto:Nilton Wolff/Fesporte

Itajaí conquistou o terceiro título consecutivo do município do Litoral Norte, que assumiu a liderança da classificação final na reta final do maior evento esportivo do esporte amador. Desta vez, a diferença em relação a Blumenau, segundo colocado e tradicional rival e candidato ao título, foi de apenas 7 pontos (202 a 195). Em 2014, Itajaí venceu em casa com um diferença de 160 pontos (369 a 209). No ano seguinte, em Joaçaba, a vantagem sobre Blumenau foi de 125 pontos (301 a 176).  Em Lages, Chapecó ficou com o terceiro lugar, a frente de cidades tradicionais como Joinville (4º) e Florianópolis (6º), além de São José, outra cidade que chamou atenção nesta edição. Cidade anfitriã,  Lages fez bonito na sétima colocação.

Joaçaba ficou com a 26ª posição no quadro geral de pontos, e na 28ª posição no quadro final de medalhas. Esta foi uma das piores participações da equipe na maior competição de esporte amador do estado de Santa Catarina.

A cerimônia apresentada pelo cronista e comendador do esporte catarinese Roberto Alves, teve início com a execução do hino nacional brasileiro pelos artistas locais Antonio Lugon e Paulo Guazelli, no melhor estilo da Serra, com direito a gaita.  Na sequência, o prefeito de Lages, Antonio Ceron, e o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, entregaram a bandeira dos Jogos Abertos ao prefeito de Caçador, Saulo Speroto, que terá a missão de organizar a 58ª edição do maior evento de esporte amador em 2018. Em seguida,  a futura sede dos Jasc foi apresentada ao público com imagens em um telão.

O fogo simbólico foi repassado pelo vice-prefeito e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) Juliano Polese para o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Ademir de Souza, que representou a cidade berço dos Jogos Abertos. Após agradecer a todos que participaram e trabalharam para o sucesso do maior Jasc da história, o prefeito de Lages Antonio Ceron ressaltou a missão do evento: “No esporte, só perde quem não compete, até porque no esporte, somos todos vencedores. Parabéns a todos atletas, à Lages, muito obrigado por terem abraçado de coração os Jogos Abertos”.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Lazer, Leonel Pavan, que representou o governador Raimundo Colombo, ressaltou o desafio aceito por Lages para organizar o evento com oito meses de preparação e destacou o resgate da competição.  “Aqui tivemos credibilidade e, para muito que achavam que os Jogos Abertos é coisa do passado, aqui está o exemplo, de que vale a pena investir no esporte amador”, disse o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Lazer, Leonel Pavan.

Após a premiação do futsal feminino, o secretário Leonel Pavan fez a entrega de um primeiro troféu, estilizado em forma de pinhão, e do troféu transitório que ficará em Itajaí pelos próximos 30 dias. O  superintendente da Fundação Municipal de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira levantou os troféus ao lado das meninas vice-campeãs do futsal feminino, que também fizeram a festa na quadra do ginásio Jones Minosso.

Classificação geral

1º Itajaí – 202 pontos

2º Blumenau – 195 pontos

3º Chapecó – 130 pontos

4º Joinville – 104 pontos

5º São José – 97 pontos

6º Florianópolis – 93 pontos

7º Lages – 61 pontos

Fonte: Fesporte

Veja agora

Vocalista da banda Os Atuais dá ‘grande passo para recuperação’

Paulinho Dill é vocalista da banda Os Atuais (Foto: Arquivo Pessoal) O vocalista Paulinho Dill, de …