A Prefeitura de Herval d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde promoveu uma série de melhorias no serviço de fisioterapia do município. Os investimentos incluem aquisição de materiais, equipamentos e a ampliação do espaço físico para atendimento. Conforme a secretária de Saúde, Marisa Langer, a ação visa à melhoria da qualidade da atenção no município, assegurando serviços e ações resolutivos.
A secretária informou que estudos recentes demonstram que o Sul do país é a região onde mais se investe em fisioterapia. Em consonância com o perfil de investimentos por região e unidades de federação do país, o município de Herval d´Oeste amplia os investimentos no setor de fisioterapia, por entender que existe correlação direta desses investimentos com a qualidade do atendimento prestado.
As fisioterapeutas prestam 30 horas de atendimento semanal, que inclui o atendimento ambulatorial e domiciliar (que são aquelas pessoas acamadas que não tem como se locomover). O município também mantem convênio com uma clínica terceirizada que atende os pacientes de fisioterapia. No mês de abril foram autorizados 195 atendimentos. No período da manhã o atendimento é feito nos domicílios e a tarde no prédio do Posto Central de Saúde aonde fica o espaço para fisioterapia, com horário previamente agendado
Segundo as fisioterapeutas do município, Ariela Marca Krug e Karla Cristina Magro, a transição epidemiológica para um perfil predominante de doenças crônicas não transmissíveis e o envelhecimento populacional com aumento da longevidade, implicam consequentes incrementos na demanda de atendimento, sendo os investimentos em fisioterapia alvo de atenção tanto dos profissionais da área quanto dos gestores.
Relação dos equipamentos adquiridos:
Tablado para fisioterapia; barra paralela; escada em “L”, escada de dedos, bastão para fisioterapia; cicloergômetro; posturógrafo; bicicleta ergométrica; esteira ergométrica; esteira massageadora; pratos e cones demarcatórios; arco anel flexível; rolo para massoterapia; barra flexível; halteres; tornozeleira; balanço proprioceptivo; digiflex; bola exercício de mão/exercitador de mão; bolsa térmica em gel; escada de agilidade; ábaco; pinos coloridos; alinhavos de madeira; caixa tátil; suporte para bola suíça; incentivador respiratório; shaker plus; infravermelho, aparelho de terapia combinada TENS/FES/RUSSA; modelos anatômicos; andador; bengala; muleta; notebook; data show; oxímetros de dedo; balança; negatoscópio; freezer e micro-ondas para termoterapia.
Fonte: Joce Pereira