Inicia segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Diante do atual quadro epidemiológico do sarampo no Brasil, onde foram confirmados 4 óbitos no país e 59 casos só em Santa Catarina, está acontecendo a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, sendo que no dia 7 de outubro até o dia 14 de novembro aconteceu a primeira etapa para crianças entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias. E nesta segunda-feira (18), iniciou a segunda etapa, que é a intensificação para jovens entre 20 e 29 anos, sendo que as crianças que ainda não se vacinaram na primeira fase, devem procurar também as Unidades de Saúde.

Inicia segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

A vacina está disponível para pessoas até 49 anos, as quais podem e devem se vacinar em qualquer momento, mas em decorrência do número de casos da doença, todas as pessoas, independente da faixa etária podem se vacinar, em especial aquelas que irão viajar e as que trabalham em locais com grande circulação de pessoas, como por exemplo lojas, mercados, boates, hotéis e restaurantes. A vacina é contra indicada para gestantes e pacientes imunodeprimidos.

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus e proteger os grupos mais vulneráveis. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal, sendo que para o grupo desta etapa da campanha a cobertura atual é de 44%.

A pessoa até 29 anos é considerada imunizada se tiver registro de duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e acima desta faixa etária é necessário apenas uma dose da vacina. Profissionais da saúde de qualquer idade devem fazer duas doses da vacina.

Em Joaçaba, a vacina estará disponível nas unidades de saúde Centro 1, Frei Bruno, Santa Tereza, Vila Pedrini, Vila Remor, Nossa Senhora de Lurdes e São Brás e no dia 30 de novembro, acontecerá o Dia D de Vacinação.

Sarampo:

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias ao falar, tossir, espirrar. Os principais sintomas são febre alta, conjuntivite, tosse e coriza e manchas vermelhas pelo corpo (exantema).

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Joaçaba

Veja agora

Professora de educação física morre em colisão na BR-153

Uma jovem de 28 anos perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20) em um …