Nesta quarta-feira (22), a Igreja Católica celebra o início da Quaresma por meio da Quarta-feira de Cinzas. Este período é caracterizado pela penitência e oração mais intensa. O rito das cinzas remonta ao arrependimento dos pecados e a volta a Deus. Elas são produzidas a partir da queima dos ramos abençoados do Domingo de Ramos do ano passado.
“É um momento muito importante para a Igreja Católica, pois marca o início deste período intenso e profundo que é a Quaresma. Que possamos, fortalecer a nossa oração, praticar o jejum e a caridade inspirados pelo Evangelho de Jesus Cristo que abordaremos durante as celebrações quaresmais”, disse Dom Frei Mário Marquez.
Por aproximadamente quarenta dias, a Igreja Católica vivencia a Quaresma até chegar no Domingo de Ramos no dia 02 de Abril. Com a Celebração dos Ramos tem início a Semana Santa que culmina com a Páscoa do Senhor no dia 09 de Abril.
Na Catedral Santa Teresinha, em Joaçaba, as celebrações de Quarta-feira de Cinzas acontecerão às 08h, às 15h e às 19h com a imposição das cinzas sobre os fiéis.
Início da Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Essa é a terceira edição da CF 2023 que aborda a questão da fome, sendo a primeira vez em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema “Repartir o pão”. E a segunda foi em 1985, com o lema ‘Pão para quem tem fome’, antecipando a preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida.
Para aprofundar o Tema e o Lema, a Diocese de Joaçaba realizará um encontro de formação para lideranças no dia 25 de março no Centro de Formação São João Paulo II em Joaçaba.
Fonte: Pascom