O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atuou, entre a noite de quinta-feira (15) e a manhã de sexta-feira (16), em uma ocorrência de busca por uma idosa desaparecida na Linha São Luiz, área rural do município de Jaborá, no Meio-Oeste catarinense.

Após o acionamento, as equipes iniciaram imediatamente as operações de busca, que envolveram levantamento de informações junto a familiares e moradores da comunidade, planejamento técnico da missão e emprego de recursos especializados. Durante o período noturno, foram realizadas varreduras aéreas com drone equipado com câmera térmica e infravermelha, além de buscas terrestres em locais destacados pelo drone como possível localização da vítima, por meio do sensor térmico.
As atividades foram retomadas ao amanhecer de sexta-feira (16), com novo planejamento, reforço das equipes e continuidade das buscas terrestres. A vítima foi localizada graças ao apoio direto de familiares que participavam ativamente das ações, os quais indicaram o ponto onde a idosa se encontrava, em meio a uma lavoura, após a travessia de um pequeno curso d’água.
Após a localização, o Corpo de Bombeiros realizou o acesso até o local, efetuou o primeiro atendimento seguindo os protocolos de Atendimento Pré-Hospitalar e procedeu à retirada segura da vítima por terreno de difícil acesso. Na sequência, ela foi conduzida até um ponto seguro, onde os cuidados foram transferidos à equipe do SAMU, que deu continuidade ao atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina reforça a importância da rápida comunicação em casos de desaparecimento para melhorar as chances de sucesso nas buscas e destaca a colaboração da comunidade local, que foi fundamental para o desfecho positivo da ocorrência.
Fonte: BM
Rádio Líder