ICMS dos combustíveis em SC pode ter novo formato para baixar preço

Foto: Diorgenes Pandini, arquivo Diário Catarinense)

O governo de Santa Catarina vai mudar o sistema tributário sobre os combustíveis. A intenção é reduzir o valor do produto para o consumidor. A Secretaria da Fazenda (SEF/SC) iniciou nesta quinta-feira (14) estudos para analisar a possibilidade de retirar os combustíveis do sistema de Substituição Tributária (ST). No modelo de ST, o recolhimento de tributos é antecipado, realizado no início da cadeia produtiva. Sem a aplicação do regime, a cobrança do ICMS é feita após a venda ao consumidor final.

Com a medida, a Fazenda acredita que irá baixar o valor na bomba do posto. Como os estudos estão em fase inicial, não se sabe, ainda, o quanto deve haver de desconto.

“Nosso projeto tem o objetivo de reduzir os preços ao consumidor. A sistemática atual penaliza o consumidor. Temos as menores alíquotas do país na gasolina, de 25%, e no diesel, de 12% e tentamos, de todas as formas, minimizar os constantes aumentos da Petrobras”, declarou o secretário da SEF/SC, Paulo Eli.

A medida já é aplicada em diversas atividades da economia e na avaliação do governo a mudança no sistema trouxe bons resultados. Os setores de autopeças, materiais de construção, fármacos e vinhos, por exemplo, fizeram esta transição.

O Estado admite que pode haver resultado na queda de arrecadação, mas não sabe ao certo em qual intensidade.

Com informações de NSC

Veja agora

Aluno de Joaçaba fez parte da delegação catarinense que atuou nos Jogos Escolares Brasileiros – JEBS

Os jogos aconteceram em Recife e o joaçabense participou na modalidade de Badminton em três …