O caso da morte de um menino de 9 anos no início do mês de Outubro no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba veio a tona nos últimos dias. De acordo com o apurado, a criança possivelmente teria morrido de pneumonia na UTI da Unidade hospitalar, poucas horas depois de dar entrada no local.
Antes deste atendimento, a mãe da criança havia levado pela primeira vez ao posto de saúde do bairro Santa Tereza, em Joaçaba, no dia 3 de outubro. Sendo que conforme a família, o atendimento foi prestado por uma enfermeira, já que não havia médico no posto de saúde naquele momento. No final de semana, a criança teve dores no peito e piora do estado de saúde. Já na segunda-feira, 07 de Outubro, a mãe levou o menino novamente ao posto de saúde, onde foi atendido por um médico.
A criança acabou vindo a óbito na terça-feira, 08 de Outubro, no HUST, sendo que durante o velório o seu corpo foi retirado para a realização de autópsia pela Polícia Científica. A decisão foi tomada após solicitação dos advogados da família entrarem com um pedido cautelar junto à Justiça.
O jornalismo da Rádio Líder procurou o delegado responsável pelo caso, Dr. Marcelo Marins, que falou que há uma investigação em andamento: “Foi solicitada uma perícia aos representantes do IGP a fim de averiguar se foram adotadas as medidas médicas legais e possíveis dentro da doutrina técnica no atendimento. Por hora, é necessário aguardar resultado da perícia”.
A Diretora do HUST, Lindamir Secchi Gadler, também foi procurada e informou que a instituição se manifestou apenas por nota: “No momento não vamos nos manifestar, além da nota. Vamos esperar o processo, que deve estar em andamento, pois é lamentável a exposição de imagem da nossa instituição e dos nossos profissionais de maneira pejorativa. O processo deverá evidenciar o ocorrido de ato e de fato. Posteriormente, quando do processo findo, nos manifestaremos se for o caso.”
Veja a nota oficial:
A Secretaria de Saúde de Joaçaba também se manifestou:
A Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba-SC, vem por meio deste ofício esclarecer os fatos relacionados ao atendimento do paciente . No intuito de esclarecer de maneira precisa e transparente, destacamos que o paciente recebeu toda a assistência necessária e as orientações pertinentes ao seu quadro clínico nos momentos em que foi atendido.
Por fim, lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com a família. Informamos, ainda, que no dia 11/10/2024, foi solicitada a abertura de um procedimento administrativo com o objetivo de apurar os fatos relacionados ao presente caso.
Ficamos à disposição da família e dos advogados responsáveis pelo caso.