Homem de 32 anos morre de tuberculose em Herval d’Oeste

Um homem de 32 anos morreu nesta terça-feira (28/05)em Herval d’Oeste após ter contraído tuberculose, a informação foi confirmada por exame laboratorial e divulgada pela secretaria de saúde do município.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Karen de Matos Ribeiro, ele apresentava sintomas desde março, como tosse, náusea, perda de peso e suor noturno, mas demorou para procurar atendimento médico e acabou evoluindo a óbito. A partir de gora será feita uma investigação para saber os detalhes de como pode ter ocorrido a contaminação e se outras pessoas da família tiveram contato com a doença.

Nesta época é comum ter sintomas gripais, por isso é importante que o paciente procure por atendimento em uma unidade de saúde para que haja o diagnóstico correto da doença. No caso de tuberculose, o tratamento é feito pelo período de 6 meses de forma gratuita pelo SUS, sendo que a cura acontece desde que o tratamento seja feito desde o início dos sintomas. Veja abaixo mais detalhes sobre a doença:

Foto: Reprodução Brasil 247

Causa

A doença é causada por uma bactéria (Mycobacterium Tuberculosis) que afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso.

Transmissão

A bactéria se espalha pelo ar quando pessoas infectadas tossem, falam, cospem ou espirram.

Sintomas

Tosse persistente (por mais de duas semanas), que pode apresentar-se com sangue ou escarro;

  • Febre;
  • Sudoração noturna;
  • Perda de peso;
  • Dores no peito;
  • Fadiga

Veja agora

Unoesc entrega parecer que aprova pedido de migração para o Sistema Estadual de Educação

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, acompanhado do presidente do Conselho …