Herval d’Oeste realizou mais de 200 castrações de animais em 2025

Foto gato ao lado de cachorro
Foto: ArtPhoto21/Shutterstock

De janeiro até final de julho foram realizadas pelo município de Herval d´Oeste 219 castrações e 110 atendimentos antirábicos. A política de controle de natalidade de cães e gatos foi instituída no ano de 2018, pela Lei Municipal nº 3.297/2018 e regulamentada pelo Decreto Municipal nº 3.932 de 2018.

A castração é um método eficiente e ético utilizado no manejo populacional de cães e gatos pois impede a reprodução indesejada. A realização deste serviço faz-se necessária em razão da situação de proliferação desenfreada desses animais, principalmente em situação de rua.

Cães e gatos são animais classificados como multíparos, com gestação curta em torno de 60 dias e que produzem, em geral, proles numerosas, o que acarreta no aumento drástico da população.

Tendo em vista que esses animais circulando nas ruas, geram dejetos que causam insalubridade, podem transmitir doenças zoonóticas para a população, além da possibilidade de causar acidentes de trânsito e mordeduras, o controle da natalidade faz-se de suma importância e assim terá garantida a continuidade do programa.

Fonte: Ascom

Veja agora

Júri de Cláudia Hoeckler é suspenso após depoimentos e interrogatório da ré. Sessão será retomada nesta sexta-feira (29)

Concluído a oitiva da décima testemunha, Gabriela Hoeckler, de 25 anos, filha de Claudia, pouco …