A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou novo alerta nesta quarta-feira (14) para chuva persistente em Santa Catarina devido à formação de um ciclone extratropical próximo a costa. O aviso compreende o período entre às 21h desta quarta até às 12h de sexta-feira (16).
“Todo mundo está preparado para que a gente possa socorrer as pessoas, se for preciso. Então peço para as pessoas ficarem alerta”, ressaltou o governador Jorginho Mello (PL) em vídeo divulgado nesta terça.
Três regiões do Estado estão em aviso para chuva persistente e estragos decorrentes do fenômeno. Eles estão sinalizados em vermelho no mapa abaixo: todo o Litoral Sul e áreas da Serra e Grande Florianópolis.
Há ainda seis regiões em estado de atenção, sinalizados em laranja: trechos da Serra, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Baixo e Médio Vale do Itajaí. Toda o porção do Oeste catarinense tem risco baixo para os fenômenos.
O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa, destaca o órgão. Nas áreas em verde e amarelo, o risco é baixo a moderado.
Conforme a Defesa Civil, o alerta se intensifica para a madrugada e o início da tarde de quinta-feira (15), principalmente na região do Litoral Norte, Baixo Vale e áreas vizinhas. Os acumulados previstos é uma chuva entre 100 e 150 mm podendo ultrapassar esses valores.
Florianópolis está em laranja no alerta da Defesa Civil – Foto: Leo Munhoz/ND
“Ao longo do dia na quinta-feira, o ciclone extratropical avança para a região Sul de Santa Catarina (faixa vermelha no mapa) e, então, há previsão de chuvas para a Grande Florianópolis e sul do estado”, destaca o aviso.
As chuvas ganham força no Litoral Sul e áreas próximas entre a noite de quinta (15) e a manhã de sexta-feira (16), ocorrendo de forma intensa e volumosa, com acumulados entre 200 e 250 mm podendo pontualmente passar este volume.
Alerta de ressaca
A Marinha do Brasil e a Defesa Civil de Santa Catarina emitiram alertas para risco de ressaca na faixa litorânea entre Florianópolis e o Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Estão previstas ondas de direção Sudeste a Leste, com altura de até 3,5 metros, entre a noite do dia 14 e a tarde do dia 17 de junho.
“Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”, destacou o órgão federal.
Recomendações
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
- Se afaste de postes e árvores;
- Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência; e
- Fique atento as rachaduras em muros ou paredes.
Avisos e Alertas da Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência, ligue 199 para @defesacivilsc de seu município, 193 é o número do @cbmscoficial ou 190 para a @pmscoficial
Fonte: ND Mais