E o governador Jorginho Mello encerrou nesta quarta-feira (03) o suspense e as especulações ao anunciar as já esperadas mudanças no secretariado do governo de Santa Catarina.
Jorginho Mello anunciou mudança do secretariado. – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND
A mais esperada e, enfim, confirmada, é a entrada de Filipe Mello na Casa Civil, filho mais novo do governador, na Casa Civil, na vaga do deputado estadual Estêner Soratto (PL), que retorna a Assembleia Legislativa.
O governador também confirmou a chegada do deputado estadual Sargento Lima (PL) ao comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Segundo nota do governo do Estado, as alterações abrangem diferentes áreas da gestão e têm o objetivo de otimizar ainda mais a prestação de serviço a população catarinense.
“Quero deixar registrado o meu agradecimento a cada um dos nomes que serviram ao governo de Santa Catarina no ano de 2023. Sem dúvidas cada um exerceu um papel fundamental para que vencêssemos os desafios”, disse o governador na nota à imprensa.
Veja as mudanças anunciadas pelo governador:
Secretaria de Estado da Casa Civil – Filipe Mello
Filipe Mello é advogado militante com atuação destacada em Direito Público. Além da atuação como advogado, possui vasta experiência na gestão pública. Na Prefeitura de Florianópolis, exerceu os cargos de Secretário de Administração e de Secretário da Casa Civil.
Também atuou como Secretário de Estado do Planejamento (2011-2012), Secretário Executivo de Assuntos Internacionais (2013-2014) e Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (2014-2016).
Quem saiu: Deputado estadual Estêner Soratto
Secretaria de Estado da Segurança Pública – Deputado Carlos Henrique de Lima
Carlos Henrique de Lima é formado em Processos Gerenciais com Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Atuou por 18 anos na Polícia Militar de Santa Catarina.
Foi eleito Deputado Estadual em 2018, e reeleito em 2022, com 71.185 votos. Integra as seguintes comissões na Alesc: Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais, Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e Comissão de Segurança Pública.
Quem saiu: o ex-promotor de Justiça Paulo Cezar Ramos de Oliveira
Secretaria de Estado da Comunicação – João Paulo Gomes Vieira
João Paulo Gomes Vieira é publicitário, formado pela faculdade Estácio de Sá/SC. Possui MBA em Marketing pela ESPM/SP, Pós-Graduação em Marketing Político e Comunicação Eleitoral pela USP, e Especialização em Global Marketing Management pela University of California Riverside (USA).
Exerceu diversas atividades na área de publicidade e propaganda, e projetos de produção de conteúdo para novas mídias.
Atualmente João Paulo trabalha na California Media House, braço de conteúdo da Agência California, uma das maiores agências de Live & Content Marketing do país;
Quem saiu: João Evaristo Debiasi
Secretaria de Estado da Administração – Vânio Boing
Vânio Boing é economista, formado pela UFSC, com Pós Graduação em Economia de Empresas pela FEPESE/UFSC, Auditoria pela FEPESE/UFSC e mestrado em Administração pela UDESC.
Atuou também como Diretor Superintendente da FUSESC – Fundação CODESC de Seguridade Social por 4 mandatos. Atuou ainda como Professor Universitário e Presidente do Instituto Brasileiro de Economia e Finanças/SC – IBEF/SC.
Exerceu o cargo de Presidente do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina no ano de 2023.
Quem saiu: Moisés Diersmann foi removido para o Ciasc
Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil – Coronel BM Fabiano de Souza
Fabiano de Souza é o atual comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, possui Graduação em Direito, Pós-Graduação em Direito e Processo Civil, Mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.
Atuou na Secretaria de Estado da Defesa Civil no período de 2011 a 2018, exercendo as funções de Gerente de Operações da Diretoria de Resposta a Desastres, Diretor de Prevenção e Secretário-Adjunto da pasta.
Esteve à frente do Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em 2023.
Quem saiu: o ex-deputado federal coronel Luiz Armando (PL)
CBMSC – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina- Coronel BM Fabiano Bastos das Neves
Fabiano Bastos das Neves é pós-graduado em Gestão de Riscos, com ênfase na Gestão de Emergências e Desastres, em Gestão Pública, com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar e em Perícia de Incêndios e Explosões.
Exerceu diversas funções no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e atualmente é o Chefe do Estado Maior-Geral da corporação.
Quem saiu: coronel Fabiano de Souza, que assumiu a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil
CIASC – Centro de Informática e Inovação de Santa Catarina – Moisés Diersmann
Moisés Diersmann é natural de Luzerna, no meio oeste de Santa Catarina. Atuou como Secretário de Estado da Administração no ano de 2023. Foi vereador e prefeito por dois mandatos.
Possui especialização em Administração Pública e Gerência de cidades pela FATEC e Especialização em Comunicação e Marketing pela UNOESC. Também possui graduação em Tecnologia do Empreendimento pela UNOESC.
Quem saiu: Leandro Berti
SCPAR – SC Parcerias S/A – Renato Dias Marques de Lacerda
A SC Par é uma empresa estatal de Santa Catarina, criada em2005 para gerenciar e gerar investimentos em áreas de logística e desenvolvimento econômico do Estado, como portos, aeroportos e ferrovias.
Ele é formado em Ciências Contábeis pela UERJ, Direito pela UNISUL e Mestre em Administração, com ênfase em Gestão Estratégica das Organizações pela UDESC.
É servidor de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda, onde ingressou como auditor fiscal da Receita Estadual, e já atuou como Secretário de Estado da pasta.
Desempenhou várias outras funções na secretaria, sendo que atualmente responde pela Diretoria de Atração de Investimentos e Parcerias do Estado de Santa Catarina.
Quem saiu: Alexandre Amin Salum Júnior
IPREV – Instituto de Previdência de Santa Catarina – Mauro Luiz de Oliveira
Mauro Luiz de Oliveira é Administrador, com Pós-graduação em Gestão de Seguros. Possui experiência na área de gestão administrativa, financeira, contábil, orçamentária e de seguros e previdência.
Já atuou como Diretor Superintendente na Santa Catarina Seguros e Previdência S.A e desempenhou diversas atividades no Banco do Estado de Santa Catarina – BESC, onde trabalhou por 26 anos.
Quem saiu: Vânio Boing para assumir a Secretaria de Estado da Administração
Fonte: ND Mais