O Estado de Santa Catarina está em risco moderado e alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Serão de 200 a 300 milímetros de chuva, em especial para áreas entre o Extremo Oeste, Alto Vale do Itajaí e a divisa com o Paraná. Áreas do Litoral Catarinense também podem ser afetadas.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador Jorginho Mello fez um alerta aos catarinenses após um encontro com o secretário de Proteção e Defesa Civil do Estado (SDC), Coronel Fabiano. De acordo com o governador, Santa Catarina terá chuvas intensas à partir desta sexta-feira (6) até na próxima segunda-feira (9), precipitações estas que não serão isoladas, mas sim, em todo o estado.
Com a aproximação de uma frente fria nesta sexta-feira (6), temporais isolados, acompanhados de ventos intensos e granizo, devem atingir o Grande Oeste e os Planaltos no final da tarde e início da noite. Já no sábado (7), a chuva será mais persistente e abrangente, reduzindo os riscos de granizo e ventos, mas aumento o perigo em relação a enxurradas e alagamentos.
Durante o domingo (8) e segunda-feira (9), grande parte do estado continua com chuvas, o destaque vai para as regiões próximas à divisa com o Paraná, incluindo o Planalto Norte e Vale do Itajaí. Nestes locais devem ser registrados os maiores volumes de chuva, agravanado a possibilidade de elevação dos rios nas principais bacias catarinenses, como a do Rio Itajaí, gerando níveis de alerta no Alto e Médio Vale.
Já os pequenos rios, como nas bacias do Peixe, Chapecó, Irani e Jacutinga, podem transbordar rapidamente, aumentando o risco de enxurradas no Oeste e Meio-Oeste.
Em áreas de declive acentuada e solo enchardo podem apresentar risco elevado para deslizamentos, principalmente em áreas do Alto Vale do Itajaí e do Grande Oeste, onde as movimentações de terra podem afetar diretamente comunidades próximas.
O governador encerra o vídeo acalmando os catarinenses, mas pedindo atenção pois os volumes de chuva serão grandes. “Precisamos ter responsabilidade para se cuidar”, finaliza.
Recomendações da Defesa Civil
- Evite transitar em áreas alagadas ou próximas a rios em elevação;
- Não atravesse ruas ou pontes submersas, nem pratique atividades ao ar livre durante temporais;
- Esteja atento a sinais de deslizamento, como trincas no solo, paredes ou estruturas inclinadas;
- Para receber avisos meteorológicos, envie o número do CEP para 40199;
- Em caso de emergência acione a Defesa Civil Municipal ou ligue para os números 193 ou 199.
Fonte: SCC10