Joaçaba deu um passo marcante na valorização da sua identidade cultural e turística. Em parceria com o Sebrae/SC, a Prefeitura lançou oficialmente, na noite desta quinta-feira (23), a nova marca turística do município, que traduz em três palavras o espírito da cidade: fé, ritmo e movimento.

O evento, realizado na Cervejaria Tendel, reuniu autoridades, empreendedores e representantes da comunidade, celebrando um novo momento para o turismo local e para o desenvolvimento do território.
“Uma marca que representa o orgulho de ser joaçabense”, destaca prefeito Vilson Sartori
O prefeito Vilson Sartori afirmou que a nova marca vai muito além de um símbolo visual — ela representa o sentimento de pertencimento da população e o fortalecimento da imagem da cidade.
“As pessoas me perguntaram o que é a marca Joaçaba. Eu respondi que é como a bandeira do Brasil: quando olhamos, sabemos o que ela representa. Essa marca é a bandeira de Joaçaba, um símbolo que vai nos identificar e valorizar nossos produtos, o turismo e o orgulho de viver aqui”, ressaltou o prefeito.

“A marca vai levar o nome de Joaçaba para o Brasil”, afirma Aloísio Salomon
O gerente regional do Sebrae/SC, Aloísio Salomon, destacou que a nova marca é o resultado de um processo de cocriação e simboliza o fortalecimento do turismo como eixo de desenvolvimento econômico.
“Essa é a marca guarda-chuva de Joaçaba, que dará origem a novas rotas e produtos turísticos, como o turismo religioso e o cicloturismo. Ela está linda e vai levar o nome de Joaçaba para todo o Brasil, divulgando o turismo, o carnaval e o potencial que temos. É uma etapa importante de um trabalho conjunto com o município para fortalecer o turismo de eventos e o desenvolvimento regional”, afirmou.
Cocriação e pertencimento
A consultora do Sebrae/SC, Gisela Simões, responsável pela metodologia de construção da marca, explicou que o processo foi coletivo e envolveu diferentes segmentos da sociedade.
“Foi uma cocriação com a sociedade civil, o trade turístico e a iniciativa privada. Joaçaba está de parabéns por colocar o morador e o empreendedor no protagonismo. Descobrimos que a essência da cidade está na combinação de fé, ritmo e movimento — um território que equilibra espiritualidade, cultura e dinamismo. É assim que queremos ser vistos e lembrados”, destacou.

Uma marca de todos os joaçabenses
O secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, Paulo Krause, reforçou que a marca não pertence à administração municipal, mas à comunidade.
“Essa marca é de todos os joaçabenses. Todos podem utilizá-la — em produtos, negócios e materiais de divulgação. Ela representa nossa identidade e será uma ferramenta poderosa para promover Joaçaba além das fronteiras da região”, afirmou.
Gelsi Daros, Analista de Projetos da gerência Regional do Sebrae/SC, ressaltou que o projeto é uma entrega coletiva para o desenvolvimento local.
“A marca é do município e pode ser usada por todos. Essa é uma entrega muito importante do Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura, porque fortalece a economia e fomenta o sentimento de pertencimento”, observou.

“O Sebrae tem sido um grande parceiro de Joaçaba”, afirma Diego Bairros
O presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba, Diego Bairros, destacou o papel do Sebrae/SC como aliado estratégico do município.
“Para nós, que amamos a cidade onde vivemos, ter uma marca que podemos nos orgulhar e utilizar em absolutamente tudo é muito importante. O Sebrae/SC fez um trabalho excepcional junto com a Secretaria de Comunicação, dando um norte para quem vive do turismo e do comércio. O Sebrae tem sido um grande parceiro e vem ajudando a desenvolver o que Joaçaba tem de melhor”, afirmou.
Identidade que conecta território e futuro

A marca “Joaçaba — Fé, ritmo e movimento” representa um novo capítulo na história da cidade e nasce com o propósito de integrar cultura, turismo e desenvolvimento econômico.
O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas apoiadas pelo Sebrae/SC para fortalecer os territórios turísticos do Meio-Oeste catarinense, estimulando a inovação, o empreendedorismo e o sentimento de orgulho local.
Fonte:Assessoria/Sebrae
Rádio Líder