Executivo irá decretar estado de emergência devido a estiagem em Herval d Oeste

Santa Catarina atravessa desde meados de 2019 um dos maiores períodos de estiagem prolongada da história. No ano passado, faltou chover 900 milímetros no Meio-Oeste catarinense para que a média histórica fosse atingida, e no Extremo Oeste choveu cerca de 700mm a menos do que o esperado para o ano.

E a situação crítica continua, para tanto que o Conselho de Agricultura de Herval d Oeste, esteve reunido na última sexta feira (30), para deliberar sobre uma possível decreto, estipulando estado de emergência no município.

Segundo o Secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Público, Lorivan Xavier, além do estado de emergência, será encaminhado a Câmara de Vereadores uma lei para que seja autorizado a abertura e limpeza de água de maneira gratuita aos produtores rurais. Hoje esse serviço é oferecido pela prefeitura mas é cobrado.

Durante a reunião também foi aprovado o pedido para a entrega de água para algumas propriedades, que já devem estar em escassez na próxima semana. Todas as medidas foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho de Agricultura.

Outro tema debatido pelo conselho foi o incentivo a construção de cisternas pelos produtores, já que elas podem resolver individualmente o problema de cada propriedade e possuem uma manutenção mais fácil. Mesmo sendo um custo a mais, Xavier ressalta a importância das cisternas e coloca a prefeitura como parceira para a construção das mesmas

Ainda segundo o Secretário, nos próximos dias pode ocorrer algumas pancadas de chuva na cidade, mas que a quantidade dificilmente vai atender a demanda local.

Confira na integra a entrevista com o Secretário de Obras, Urbanismo e Serviço Público, Lorivan Xavier sobre a reunião do conselho:

Fala do Secretário sobre a utilização de Cisternas no Interior de Herval d’Oeste:

Veja agora

Diversas ações devem marcar o dia nacional de combate a dengue

Este sábado, é o dia nacional de combate a dengue. A vigilância ambiental de Herval …