Uma professora é suspeita de apresentar um diploma falso para tentar lecionar na rede municipal de ensino de Herval d’Oeste no ano letivo de 2026.
No documento apresentado por ela, e obtido com exclusividade pela Rádio Líder, consta um erro grosseiro do nome do curso, onde sua formação seria em “pegadogia”, em vez de “pedagogia”. Além da grafia incorreta, o diploma teria sido emitido em datas diferentes e pela Universidade Paulista (UNIP), porém quem teria assinado o documento seria o Reitor da Universidade de Blumenau. Essas inconsistências reforçam a hipótese de falsificação do certificado apresentado pela mulher.

O que surpreende é que ela já atua há muito tempo na área da educação, visto que, pelo menos desde 2018 estaria lecionando na Rede Estadual de ensino. Ela também já teria dado aula na rede municipal de ensino de Joaçaba.
O Secretário de Educação de Herval d’Oeste, Leonardo Mascarello, afirmou que vai se pronunciar assim que for concluída a perícia, e disse que um Boletim de Ocorrência foi feito contra a mulher.
A Secretária de Educação de Joaçaba, Rosane Kunen, também foi procurada e informou que precisa checar as informações com a equipe e que irá se pronunciar em breve.
Nós entramos em contato com a Coordenadora Regional de Educação, Beatriz Zagonel, mas até o fechamento desta reportagem não havia nos retornado.
Nossa reportagem ainda procurou a UNIP, mas não conseguiu contato com a instituição para confirmar a veracidade ou não do diploma. O município de Herval d’Oeste também denunciou a mulher ao Ministério Público que agora ficará responsável pelo caso.
Rádio Líder