A Secretaria de Estado da Educação (SED) lançou edital para o cadastro de estudantes no Universidade Gratuita, oferecido pelo Estado de Santa Catarina. Os interessados podem se inscrever a partir desta quinta-feira (28) até o dia 25 de outubro. A seleção é válida para o segundo semestre de 2023.
O programa consiste na assistência financeira destinada ao pagamento integral da mensalidade, ou seja, 100% de gratuidade. O candidato deve estar regularmente matriculado em um curso de Graduação, ser catarinense ou residir no Estado há pelo menos cinco anos. Estudantes que tenham cursado o Ensino Médio na rede pública terão preferência.
Conforme a coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unoesc Joaçaba, Fernanda Regensburger Poletto, o cadastramento será realizado em duas etapas: após o preenchimento do formulário socioeconômico no portal do Universidade Gratuita, o candidato deve anexar a documentação comprobatória no site da Unoesc.
— É obrigatório cumprir as duas etapas para a validação da inscrição. Outras orientações são para que os estudantes fiquem atentos aos documentos necessários e não deixem o cadastro para os últimos dias — enaltece a coordenadora do SAE, acrescentando que a equipe técnica da Unoesc fará a conferência e, em caso de divergências na documentação, será possível solicitar a correção em tempo hábil.
O cronograma, os requisitos e o passo a passo para concorrer ao benefício podem ser conferidos no Edital n. 2616/SED/2023. Mais informações também podem ser adquiridas no SAE de cada campus da Unoesc.
— É um momento muito aguardado pela Unoesc. É um programa de grande relevância social, principalmente pela inclusão daqueles estudantes que não teriam condições de acessar o ensino superior — ressalta Fernanda.
Saiba mais
O Universidade Gratuita visa democratizar o acesso ao ensino superior no Estado, contribuindo para o desenvolvimento regional. Em 2023, o objetivo é oferecer até 28,5 mil vagas gratuitas em nível de Graduação nas universidades comunitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Até 2026, a intenção é viabilizar mais de 70 mil vagas. O retorno dos estudantes à sociedade se dará por meio de trabalhos comunitários durante ou após a Graduação.
Fonte: Ascom