O serviço prestado na emergência do HUST, sempre gerou questionamentos da comunidade. Muitas vezes, a demanda e a procura por atendimento, gerou reclamações por conta da demora e dos protocolos adotados.
Preocupados com essa demanda, a AMMOC (Associação dos municípios do meio oeste catarinense), criou mecanismos financeiros afim de colaborar e amenizar esta problemática. Mais especificamente os municípios de Joaçaba e Herval d’ Oeste, no caso de Joaçaba( com atendimento estendido no ESF central), e em Herval com a Unidade de Pronto Atendimento Remi Alécio Mascarello- UPA.
Mesmo assim, o número de pessoas que procuram por atendimento, é maior do que a capacidade de absorção dos profissionais que se dispõe a trabalhar na emergência do HUST.
Para tentar resolver este problema,, chegou a informação até o jornalismo da Rádio Líder, de que a emergência do Hospital Universitário Santa Terezinha, será terceirizada a partir desta segunda feira(27).
Como será o novo sistema de atendimento, ainda não foi informado para nossa equipe, que entrou em contato com o diretor geral da unidade, Alciomar Marin.
Entramos em contato também com a presidente da CIR, regional da AMMOC, Kamille Sartori Beal, secretária de saúde do município de Capinzal, informando que foi enviado uma correspondência a direção do HUST, solicitando maiores detalhes de como funcionará a partir de agora o novo atendimento.