Quem está com saudade das baixas temperaturas já pode ir tirando os casacos do armário: a virada para o mês de abril deve trazer o primeiro pico de frio de 2025. A passagem de frente fria em dobro promete reviravolta no tempo do país a partir deste fim de semana.
Massa de ar frio provoca queda na temperatura e passagem de frente fria traz pancadas de chuva forte em SC, RS e PR – Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM/ND
Segundo previsão do Climatempo, a primeira frente fria se forma no litoral de Santa Catarina nesta sexta-feira (28), provocando aumento da umidade e virada de vento sobre o Sul do Brasil. O sistema, no entanto, deve se deslocar rapidamente para alto-mar.
Já a segunda frente fria está prevista para segunda-feira (31), com maior umidade e queda nas temperaturas. Dessa forma, março se despede com o primeiro pico de frio do ano no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Frente fria bagunça tempo e provoca tempestades na virada do mês
Temperaturas começam a cair no Sul na segunda-feira (31) e primeiro pico de frio está previsto para sábado (5) no Sudeste – Foto: Leo Munhoz/ND
Uma frente fria é caracterizada pelo contato entre duas massas de ar com temperaturas diferentes. A massa de ar frio e seco tem maior densidade e empurra a massa de ar quente para cima, levando à formação de nuvens e tempestades se houver umidade.
O fenômeno será mais sentido em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de algumas áreas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas despencam e a umidade é acentuada.
Outono começa a dar sinais com chegada de frente fria em dobro no Brasil – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Os estados do Sul também podem esperar pancadas de chuva forte no início da semana. Já no Sudeste, o primeiro pico de frio chega apenas no sábado (5).
O Climatempo destaca que a previsão não é de frio extremo, mas de temperatuas abaixo da média. Após um início de outono marcado pela persistência do tempo quente e seco, as frentes frias trazem condições mais características da estação.
Fonte: ND Mais/Climatempo