Diocese de Joaçaba recebe Moção de Aplauso da Câmara de vereadores de Herval pelos seus 50 anos

Nesta segunda-feira (01), a Câmara de Vereadores de Herval d’Oeste entregou uma Moção de Aplauso à Diocese de Joaçaba em homenagem ao Jubileu de Ouro, celebrado em 2025. A proposição foi apresentada pelo vereador Angelo Jr. Radavelli, com o apoio dos colegas de bancada do Progressistas, Eduardo Ramella e Marco Polo Rodrigues.

A honraria foi recebida pelo bispo da Diocese, Dom Frei Mário Marquez, que atualmente conduz a instituição. Criada em 12 de junho de 1975 pela Bula “Quo aptius”, do Papa Paulo VI, e instalada oficialmente em 14 de setembro do mesmo ano, a Diocese de Joaçaba reúne hoje 27 paróquias e 626 comunidades em 31 municípios. Em Herval d’Oeste, possui a gestão da Paróquia Senhor Bom Jesus, atualmente conduzida pelo Padre Gilvani Capitani Cordeiro.

Ao longo de sua trajetória, a Diocese já foi conduzida por quatro bispos: Dom Henrique Müller (1975-1999), Dom Osório Bebber (1999-2003), Dom Walmir Alberto Valle (2004-2010) e o atual, Dom Frei Mário Marquez. Em 2024, o Papa Francisco promoveu uma reorganização da Igreja em Santa Catarina, criando duas novas províncias e incluindo Joaçaba na recém-formada Província Eclesiástica de Chapecó, junto com as dioceses de Caçador e Lages.

De acordo com o vereador proponente Angelo Jr. Radavelli, a Moção de Aplauso simboliza a gratidão da comunidade hervalense pelo legado da Diocese de Joaçaba. “São 50 anos de história marcados não apenas pela atuação religiosa, mas também pelo compromisso com as comunidades. Essa homenagem é um reconhecimento ao papel da Diocese na construção de uma sociedade ainda mais forte”, finalizou.

Fonte: Ascom

Veja agora

Semana da Pátria tem início em Joaçaba com atos cívicos e programação especial nas escolas

Teve início nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, a Semana da Pátria em Joaçaba. A …