A partir do dia 20 de novembro a Igreja Católica celebrará seu 3º Ano Vocacional em comemoração aos 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no Brasil. O tema deste Ano será “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
Na Diocese de Joaçaba, uma peregrinação de ícones vocacionais está sendo organizada para celebrar de um modo mais intenso esse ano, em cada paróquia. A abertura acontecerá no domingo (20) na Catedral Santa Teresinha com a celebração da Missa Solene às 08h. “Desejamos que seja um ano profundo, intenso e de muita oração e fortalecimento da nossa espiritualidade em prol das vocações da nossa Igreja”, resumiu Dom Mário Marquez, bispo diocesano.
O Padre Gilvani Capitani Cordeiro, integrante do Serviço de Animação Vocacional (SAV) reforça que “o Ano Vocacional é uma grande oportunidade para as nossas comunidades compreendam, com mais profundidade, que as vocações são resultado da oração, da experiência de fé e do diálogo constante sobre a importância dos vocacionados para a Igreja”. Padre Gilvani complementa ao afirmar que “as vocações são alegria, dom da graça e da liberdade com a verdadeira experiência de Deus com seus filhos e filhas”.
Sobre a escolha do tema e lema
O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78. Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.
Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade.
O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.
Roteiro da peregrinação dos ícones vocacionais
Durante um ano, todas as 27 paróquias da Diocese de Joaçaba receberão a visita dos ícones vocacionais conforme programação:
20/11 – Abertura e Envio dos Ícones Vocacionais na Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus
03/12 – Paróquia Senhor Bom Jesus – Herval d’Oeste
18/12 – Paróquia São José – Joaçaba
07/01 – Paróquia São João Batista – Luzerna
28/01 – Paróquia Cristo Rei – Ibicaré
11/02 – Paróquia Nossa Senhora da Paz – Água Doce
25/02 – Paróquia São Sebastião – Catanduvas
11/03 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus – Vargem Bonita
25/03 – Paróquia São Jorge e Nossa Senhora de Guadalupe – Passos Maia
15/04 – Paróquia Santo Antônio de Pádua – Ponte Serrada
29/04 – Paróquia Puríssimo Coração de Maria – Lindóia do Sul
13/05 – Paróquia São João Batista – Irani
27/05 – Paróquia Santo Antônio – Concórdia
03/06 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Concórdia
10/06 – Paróquia Nossa Sagrada Família de Nazaré – Concórdia
17/06 – Paróquia São Cristóvão – Concórdia
24/06 – Paróquia Santo Isidoro – Peritiba
08/07 – Paróquia Santa Catarina – Piratuba
22/07 – Paróquia São Paulo Apóstolo – Capinzal
05/08 – Paróquia São Roque – Jaborá
19/08 – Paróquia São Francisco das Chagas – Lacerdópolis
02/09 – Paróquia São Sebastião – Erval Velho
16/09 – Paróquia São João Batista – Campos Novos
30/09 – Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Abdon Batista
07/10 – Paróquia São Judas Tadeu – Vargem
21/10 – Paróquia Imaculada Conceição – Monte Carlo
04/11 – Paróquia Santo Antônio – Tangará
18/11 – Encerramento do Ano Vocacional – Catedral Diocesana
Fonte: Ascom