A data 12 de junho foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, sendo instituída no ano de 2002 durante a Conferência Internacional do Trabalho, sendo que no Brasil a data foi instituída pela Lei Federal nº 11.542/2007.
Esta data passou a ser anualmente lembrada por meio de campanhas de sensibilização da sociedade sobre a problemática, buscando efetivar e garantir o direito das crianças e adolescentes a uma infância saudável, respeitando a sua condição de ser em desenvolvimento.
De acordo com a Secretária de Assistência Social de Joaçaba, Sandra Pinheiro, o município não tem demandas de trabalho infantil. “O trabalho infantil interrompe o ciclo de desenvolvimento das crianças, bem como traz problemas de saúde em razão de desenvolverem atividades laborativas que não são condizentes com a condição física e idade, além dos locais de trabalho serem insalubres. Mesmo que nosso município não tenha demandas de trabalho infantil, temos trabalhado esta temática amplamente em todas as ações desenvolvidas. Também orientamos a população para que caso tenha conhecimento de algum caso de trabalho infantil que entre em contato com o Conselho Tutelar ou com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e realize a denúncia.”, falou Sandra.
Canais de denúncia:
DISQUE 100
Conselho Tutelar: 3522 2830/98831-0882
CREAS: 3521 1957
Imagem: Divulgação internet/Ascom