Desde 2011, o deputado Neodi Saretta, que é presidente da Comissão de Saúde, vem pedindo o aumento no número de leitos de UTI Neonatal, custeados pelo SUS em Santa Catarina. Nesta semana, ele fez mais um pedido para que o governo do estado destine recursos para instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, no Hospital universitário Santa Terezinha de Joaçaba. “Hoje os recém-nascidos que necessitam do atendimento pelo SUS precisam ser transferidos para Concórdia ou Caçador que, juntos, possuem 13 leitos de UTI Neonatal”, disse.
Saretta relatou que mais de 40 municípios são atendidos pelas duas cidades. De acordo com o deputado, a reivindicação tem o objetivo de garantir o atendimento aos recém-nascidos dos 14 municípios que fazem parte da AMMOC – Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense. “Queremos garantir o melhor atendimento possível aos recém-nascidos que necessitam desse tipo de internação e, mais importante, reduzir os índices de mortalidade dessas crianças”.
Em Santa Catarina, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde há 150 leitos públicos, distribuídos em 15 das 295 cidades catarinenses. Esse número, conforme o Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria é insuficiente, já que a necessidade é de quatro leitos para cada mil nascidos vivos. “Venho mais uma vez fazer um apelo, ao governo do estado, ao secretário de estado da saúde, para que seja implantada uma UTI neonatal em Joaçaba. É preciso também aumentar o número de leitos em outras cidades catarinenses, já que a demanda tem sido maior que a oferta”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa