A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (1º) nos municípios de Joaçaba e Paial. De acordo com a PF, a operação foi desencadeada para investigar possível fraude no recebimento do seguro desemprego do pescador profissional artesanal, chamado de seguro defeso. Foram apreendidos documentos, computadores e mídias para instruir a investigação do crime, que se enquadra em estelionato como esclarece o delegado Fabricio Argenta.
Chama a atenção da Polícia Federal o aumento significativo no pagamento desses benefícios entre os anos 2012 a 2016. Conforme dados da Superintendência do Trabalho e Emprego de Florianópolis, foram pagos mais de R$ 9 milhões de reais para pescadores da bacia do Rio Uruguai.
A investigação vai apurar se houve recebimento indevido do seguro defeso por parte de algumas pessoas nesses municípios.
O benefício é destinado exclusivamente para a pessoa que vive da pesca para se manter no período do defeso, em que é proibida a pesca artesanal.