Na próxima segunda-feira (13), no auditório Afonso Dresch, localizado no campus 1, da Unoesc Joaçaba, será realizado o painel “Desarmamento, controle social e ascensão do crime no Brasil”. Para debater o assunto, a universidade receberá três convidados. Além do deputado federal Eduardo Nantes Bolsonaro e do vereador Carlos Bolsonaro, estará presente Tony Eduardo de Lima e Silva Hoerhann, instrutor nacional e internacional de armamento e tiro (SEALS, SWATs, Força de Segurança Nacional da China).
O evento é organizado pelo doutor Márcio Umberto Bragalhia, juiz da Vara Criminal de Joaçaba, em parceria com o curso de Direito da Unoesc de Joaçaba. O professor do curso, Roni Edson Fabro, fará a mediação durante as discussões. O evento é gratuito e está aberto a toda comunidade, sem a necessidade de inscrição.
A coordenadora do curso de Direito da Unoesc Joaçaba, professora Magda Cristiane Detsch da Silva, afirma que a discussão do desarmamento é polêmica. Há muitas perguntas no ar. Para ela, com exceção dos criminosos, quem se arma e quem quer se desarmar tem um só objetivo: segurança.
A professora questiona se essas atitudes buscam reduzir a violência e aumentar a segurança. Mas quem está certo? Devemos comprar uma arma para defendermos nossa família e nossos bens? Quais as vantagens e riscos desta atitude? A autodefesa não é um direito fundamental do indivíduo? A campanha de desarmamento não está fortalecendo os bandidos ao retirar as armas dos homens de bem?
— Os brasileiros, diante da violência crescente, manifestam uma enorme curiosidade, e até mesmo angústia, de se informar sobre um assunto que até pouco tempo atrás era considerado tabu entre nós — comenta.
Programação
Painel: Desarmamento, controle social e ascensão do crime no Brasil
Dia: 13/2 (segunda)
Horário: 19h30
Local: Auditório Afonso Dresch
Evento gratuito
Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa