Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba celebrará 30 anos nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (14), o curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba comemora 30 anos de implantação. Devido à qualidade do ensino, o curso conquistou reconhecimento na região e, ao longo desses anos, formou 28 turmas, totalizando 1.093 bacharéis. Mesmo após três décadas de existência, o curso ainda traça metas: quer investir ainda mais em pesquisa, acompanhar as mudanças do perfil profissional e dar continuidade aos serviços oferecidos à comunidade.

A preocupação em ter profissionais que atendam às exigências do mercado de trabalho foi um dos fatores que tornou o curso reconhecido na região. A coordenadora Ardinete Rover explica que o curso forma bacharéis com competência para atuação eficiente nas organizações e com capacidade para analisar informações econômicas e financeiras, auxiliando os gestores no processo de tomada de decisão.

— O novo papel do contador é de participação ativa nas decisões que envolvem negócios. As empresas assessoradas por bons profissionais de contabilidade têm vantagem competitiva — afirmou Ardinete Rover.

E, para proporcionar essa formação acadêmica, os professores do curso, especialistas na área de atuação, se mantêm atualizados em relação à legislação, normas técnicas, qualidade e gestão da informação.

— A adequação às Normas Internacionais de Contabilidade ampliou a atuação do contador, no que se refere às práticas contábeis, e trouxe maior transparência, harmonização e relevância da informação contábil. Outra mudança foi a modernização dos sistemas de informação que automatizaram os processos de registro de dados — comentou Ardinete.

Serviços oferecidos à comunidade

A Unoesc, com o objetivo de atender às necessidades da comunidade, tem desenvolvido diversos projetos através dos cursos de graduação. E com o curso de Ciências Contábeis não poderia ser diferente. Por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), são oferecidos serviços gratuitos de orientação e verificação de documentos, nas áreas contábil e fiscal para pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores e microempresas.

O curso desenvolve, ainda, o projeto Imposto de Renda (IR) Pessoa Física. Nessa iniciativa, professores e acadêmicos prestam atendimento gratuito para orientação e elaboração da declaração de IR Pessoa Física aos estudantes, colaboradores da universidade e do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), além de pessoas de baixa renda, que não sejam sócios de empresas e cuja declaração não necessite de informações sobre ganho de capital e renda variável.

Desafios e metas

Para um curso que já tem 30 anos de sucesso, traçar metas é sempre importante. Com esse foco, será possível alcançar mais 10, 20, 30 anos de comprometimento e integridade. Segundo a coordenadora Ardinete, manter a qualidade oferecida pelo curso, formando profissionais para atuar num cenário econômico e financeiro dinâmico e em constante evolução, é imprescindível. Além disso, a continuidade e aperfeiçoamento da parceria com os órgãos representantes da classe contábil e empresas, bem como o investimento cada vez maior em pesquisa e em extensão, oportunizando aos estudantes múltiplas e variadas experiências na área profissional, indicarão que o curso está no caminho certo.

— Em 2017, o curso oferecerá uma matriz curricular integrada à área da Administração. O acadêmico poderá concluir a formação de bacharelado em Ciências Contábeis, em quatro anos, e, se desejar, em mais dois anos poderá concluir também o curso de Administração. Portanto, em seis anos, o acadêmico terá a oportunidade de formar-se em dois cursos — explicou a coordenadora Ardinete Rover.

Evento comemorativo

Para celebrar os 30 anos de implantação, o curso de Ciências Contábeis prepara uma programação especial. Além do lançamento do selo comemorativo, que ocorreu em três de agosto, um jantar na noite do dia 14 de outubro, no Pavilhão Frei Bruno, reunirá professores, coordenadores, acadêmicos, profissionais formados pelo curso, bem como representantes e equipe diretiva dos órgãos de classe.

Além dos pronunciamentos do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), Marcello Alexandre Seemann, e do presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Tadeu Oneda, haverá homenagem a ex-coordenadores e entrega de medalhas aos diplomados da primeira turma, para representar todos os acadêmicos formados pelo curso.

As apresentações de stand-up comedy com Gustavo Deon e Nando Show também fazem parte da programação do evento. Logo após, será servido um jantar de confraternização para os convidados.

Veja agora

Abraço Coletivo é realizado entre as pontes de Joaçaba e Herval d’Oeste

Na manhã desta quinta-feira (16) as pontes Jorge Lacerda e Emílio Baumgart, entre Herval d’Oeste …