Após cerca de um mês, foi sepultado na tarde do último domingo (14), o corpo do piloto Ailton dos Santos Filho, que morreu na queda do avião no interior de Ipumirim no dia 15 do mês passado. O corpo foi liberado do Instituto Médico Legal na tarde do último sábado, dia 13 e o sepultamento ocorreu na tarde do domingo, no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis.
O corpo do piloto ficou no IML para confirmação de exames de DNA, já que o avião explodiu e ele ficou carbonizado.
O acidente ocorreu no fim da manhã do dia 15 de setembro na comunidade de Serra Alta, interior de Ipumirim. O piloto foi a única vítima fatal da queda do turbohelice, que pertencia a uma empresa de Chapecó, mas estava alugado para uma empresa de táxi-aéreo de Xanxerê. Ele retornava de Florianópolis, quando houve o choque contra um morro de mata fechada. O avião explodiu na queda, matando instantaneamente, o piloto, que estava sozinho no aparelho. Chovia e havia nevoeiro no momento do acidente.
Desde o acidente, o Cenipa iniciou o trabalho de investigação para apurar as causas do desastre. O trabalho de investigação deve levar de oito meses a um ano.
Ailton era morador de Herval d’Oeste e estava a serviço de uma empresa de táxi aéreo de Xanxerê.
Com informações da Rádio Rural