Após uma série de visitas nas unidades de saúde de Joaçaba, os vereadores que integram a Comissão Permanente de Saúde e Assuntos Sociais na Câmara, Francisco Moreira Lopes (presidente), André Dalsenter (vice-presidente) e Sergio Favretto (relator), apresentaram um relatório daquilo que observaram e tomaram conhecimento ao conversar com os servidores de cada unidade. Eles estiveram nas 12 unidades de saúde do município, sendo nove Estratégias de Saúde da Família (ESF) e três Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas na área central, duas no interior (Santa Helena e Nova Petrópolis) e as demais localizadas nos bairros.
Aponta o documento apresentado na sessão de segunda-feira (19), que de maneira geral, ficou constatado que houve falta de materiais em algum momento nas ESFs, mas que foram problemas pontuais e já solucionados. Problemas na estrutura de algumas unidades também foram verificados.
A colocação de toldos ou outro tipo de abrigo externo para a população que espera pela abertura das unidades se apresentou necessária em várias delas e também é apontada pelo documento. Com relação à unidade Santa Tereza, que abriga duas equipes de ESF numa única estrutura física, ficou constatado o excesso de demanda gerado por essa situação.
Após visita da Comissão nas instalações da antiga rodoviária, os vereadores concluíram que é possível construir ali mais uma unidade física, transferindo uma das unidades de ESF do Santa Tereza para este local. O relatório traz observações sobre todas as unidades e será encaminhado ao secretário de Saúde e à Prefeitura.
Os vereadores disseram que acreditam que com este relatório se possa ter uma melhor visualização de como realmente está a estrutura e o funcionamento das unidades de saúde do município, contribuindo assim para que ações possam ser tomadas pelo Poder Executivo no sentido de fazer as melhorias e ajustes necessários.
Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Comunicação