Formação de um ciclone deve causar tempestades em Santa CatarinaFoto: Gabriel Zaparolli/Bramon (Brazilian Meteor Observation Network e Storm)
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta vermelho e laranja para a formação de um ciclone extratropical que deve trazer tempestades para o estado. A previsão indica que, entre sexta-feira (7) e sábado (8), todas as cidades catarinenses devem ficar atentas a temporais com vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo.
Conforme a Defesa Civil, o ciclone extratropical se forma em alto mar, entre a costa do Sul e do Sudeste do Brasil.
As instabilidades começam a se formar na manhã de sexta, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. No entanto, no período da tarde, a chuva ganha força no Grande Oeste e Planaltos, onde o risco para tempestades severas é maior.
Essa previsão fez com que essas regiões recebessem o alerta vermelho — um aviso especial da Defesa Civil. Isso significa que o risco é alto a muito alto para estragos causados pela chuva, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.
À tarde e à noite, os temporais causados pelo ciclone alcançam áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, para as quais o alerta é laranja — que significa atenção.
Alerta é válido para esta sexta-feira (7) e sábado (8)Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
Tempestades acalmam e dão lugar a vendavais no Litoral
O tempo só começa a estabilizar na madrugada de sábado (8), quando os temporais diminuem. No entanto, conforme a chuva acalma, os ventos ficam mais fortes no Litoral Catarinense.
Em média, o vento varia entre 30 e 40 km/h, enquanto as rajadas podem variar entre 70 e 90 km/h, com chance de serem ainda mais fortes nas áreas litorâneas e serranas. O risco é moderado a alto para estragos causados pelo vento.
Após tempestades, ciclone deve trazer vendavais para o Litoral Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
Com previsão de ciclone e tempestades severas, a Defesa Civil recomenda:
Em caso de chuva intensa, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Fonte: ND Mais
Rádio Líder