Chuvas persistentes retornam a SC nesta sexta com risco para alagamentos e enxurradas

Capital catarinense está em estado de alerta, comunicou prefeitura (Foto: Lucas Amorelli, DC)

Capital catarinense está em estado de alerta, comunicou prefeitura (Foto: Lucas Amorelli, DC)Após dias de calorão com máximas se aproximando dos 40ºC e temporais “de verão” isolados em Santa Catarina, as chuvas persistentes devem retornar nesta sexta-feira (24) ao Estado. Ainda nesta quinta (23), a Defesa Civil estadual emitiu um aviso meteorológico que alertava para temporais e chuva intensa desde a noite de quinta-feira até sábado (25). Na sexta, o risco para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas e destelhamentos aumenta, ficando entre moderado e alto, de acordo com o órgão.

A atuação de uma circulação marítima nesta sexta-feira fará com que as chuvas comecem no litoral catarinense e áreas próximas, onde são esperados os totais mais altos. A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) informou que a Capital está em estado de atenção por conta das chuvas persistentes que devem atingir a Ilha entre a noite de quinta-feira e sábado.

A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção, principalmente nas áreas de encosta, com possibilidade de ter o solo encharcado e alagamentos. Em caso de necessidade, a prefeitura disponibilizará equipamentos como hidrojatos, caminhões e escavadeiras para atender eventuais situações de alagamento“, informou, em nota, a PMF por meio da Defesa Civil.

Durante a tarde, a instabilidade ganha força e se estende para as demais regiões, com pancadas de chuva e temporais com raios, rajadas de vento e granizo.

Áreas em amarelo têm risco moderado para ocorrências, enquanto áreas em laranja têm risco alto (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Os temporais e chuvas persistentes podem trazer, além de alagamentos ou enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.

O que causa os temporais?

Além da atuação da circulação marítima, que afeta mais o litoral catarinense, a causa para os temporais da sexta e do sábado é a umidade somada ao aquecimento, logo após a passagem de uma frente fria pelo Estado.

No litoral, as áreas atingidas pelas chuvas devem ser a Grande Florianópolis, o Médio e Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte, segundo a Defesa Civil. Nestas regiões, a chuva deve ser mais persistente entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira.

“Calorão” diminui com as chuvas

Com as chuvas, as temperaturas baixam um pouco. As máximas variam de 26°C a 28°C na maior parte do Estado, com exceção do Litoral Sul, que deve superar os 30ºC.

Os ventos sopram de nordeste, com velocidade entre 30 e 40km/h e rajadas de 60km/h principalmente no Litoral Sul.

Veja a previsão do tempo por região para esta sexta (24):

Extremo Oeste

  • Temperatura Mínima: 19°C
  • Temperatura Máxima: 34.1°C
  • Condição do Tempo: Encoberto com chuvisco

Oeste

  • Temperatura Mínima: 17.3°C
  • Temperatura Máxima: 33.2°C
  • Condição do Tempo: Encoberto com chuvisco

Meio-Oeste

  • Temperatura Mínima: 16.4°C
  • Temperatura Máxima: 32.6°C
  • Condição do Tempo: Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios

Fonte: NSC Total

Veja agora

LIESJHO se reúne com o presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba para discutir apoio ao Carnaval 2025

A Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (LIESJHO) realizou, nesta quarta-feira …