Um forte temporal assustou moradores da Serra Catarinense na tarde desta terça-feira (22) em pelo menos quatro cidades da região. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a força dos ventos provocados pela chuva de granizo e as ruas cobertas de gelo, parecidas com neve.
Os municípios de Lages, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e São José do Cerrito registraram os fenômenos, com direito a pedras de gelo do tamanho de ovos de galinha. Além disso, as lavouras também foram atingidas pelo granizo, gerando apreensão entre os agricultores devido aos possíveis prejuízos causados.
A Defesa Civil de Lages informou que até o momento foram rgeradas 11 ocorrências , sendo três destelhamentos por ventos e oito ocorrências de granizo nos bairros Guadalajara e Jardim das Camélias.
Ainda nesta tarde, a Defesa Civil de Santa Catarina indicou que a região poderia ser atingida por rajadas de vento intensas, granizo e temporal. A razão foi a chegada de massas de ar quente do Norte do país e a aproximação de uma frente fria vinda da costa do Rio Grande do Sul.
As cidades de Capão Alto, Lages, Painel, São Joaquim e Urupema foram indicadas para sofrer os fenômenos durante à tarde. Conforme o órgão, a velocidade do vento médio pode variar entre 20 e 35 km/h e as rajadas irão oscilar entre 60 e 80 km/h.
Fonte: SCC10