A Celesc vem recebendo relatos de alguns clientes do Grupo A (grandes indústrias) e também do Grupo B (empresas, comércios, serviços e pessoas físicas) sobre tentativas de golpes utilizando o nome da distribuidora catarinense. Em um dos casos foi enviada uma falsa fatura de energia elétrica por e-mail, com layout muito parecido ao da fatura emitida pela Celesc, além de data de vencimento e do valor estarem muito próximos aos verdadeiros. Já em outro caso, o cliente recebeu um telefonema de golpistas que se identificaram como funcionários da Secretaria de Justiça, alegando a existência de débitos com a Celesc.
A fim de prevenir e de evitar possíveis transtornos originados por golpes, a Celesc reforça o alerta e pede a seus clientes que estejam atentos a alguns detalhes na mensagem e na fatura que chega por e-mail, como:
- O e-mail que enviou a fatura de energia deve ser o oficial da Celesc (com o domínio @celesc.com.br);
- O banco arrecadador deve ser o Banco do Brasil;
- O beneficiário do pagamento deve ser Celesc Distribuição S.A.;
- A data de vencimento da fatura é escolhida pelo cliente e só é alterada quando o cliente assim solicita. Ou seja, a Celesc não prorroga nem altera a data de vencimento das faturas, sem que o pedido tenha sido feito pelo consumidor;
- A Celesc não solicita depósito em conta, não liga para solicitar dados do consumidor e os serviços são agendados pelo próprio cliente.
Por isso, nunca clique em links suspeitos e, na dúvida, entre em contato com a Celesc por meio dos canais oficiais de atendimento:
Agência Web: https://bit.ly/AgenciaWeb
Chat Online: https://bit.ly/AtendimentoOnlineCelesc
Comercial: 0800 048 0120
Emergência: 0800 048 0196
Fonte: Secom