
Reconhecido como um dos melhores eventos do gênero no Sul do Brasil, o Carnaval de Joaçaba dá um passo estratégico em 2026 para se consolidar não apenas como uma festa, mas como um produto turístico de experiência completa. A novidade deste ano é a oportunidade de turistas vivenciarem a emoção de dentro da Avenida, desfilando como integrantes das escolas de samba.
A ação é fruto de uma parceria estratégica entre a Prefeitura de Joaçaba e o Sebrae/SC. O objetivo é fortalecer o Carnaval como um produto de verão robusto, incentivando o turista a permanecer mais tempo na cidade: assistindo aos desfiles no sábado e participando ativamente na segunda-feira.
Economia da Experiência
Para a Gerente Regional do Sebrae/SC, Gelsi Daros, a iniciativa acompanha uma mudança global no comportamento do consumidor de viagens.
“Hoje o turista não quer apenas assistir a um evento, ele quer viver a experiência, fazer parte da história. Ao permitir que ele desfile na Avenida, o Carnaval de Joaçaba se posiciona como um produto turístico inovador e competitivo. Além disso, essa estratégia amplia o tempo de permanência do visitante na cidade, movimentando hotéis, restaurantes, comércio e toda a cadeia do turismo, gerando mais oportunidades para os pequenos negócios locais”, destaca Gelsi.
Validação com especialistas
Para testar e validar esse novo modelo, a cidade receberá um Famtour (viagem de familiarização) estratégico com membros da ABAV-SC (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina).
O Secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, Paulo Krause, explica a importância dessa visita técnica. “Receberemos um famtour da ABAV-SC, com agentes de viagens que virão para conhecer o nosso evento e poder promovê-lo. São profissionais especializados, que vêm com experiência para transformar isso num produto comercializável para fora. O objetivo é que não só Joaçaba, mas toda a região Meio-Oeste que eles irão conhecer, se torne um produto vendido nas prateleiras das agências”, afirma Krause.
Piloto com a Acadêmicos do Grande Vale
Neste primeiro momento, o projeto piloto é liderado pela Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale, que já vem trabalhando a profissionalização do turismo com o apoio do Sebrae através do projeto “Carnaval o Ano Inteiro”.
A experiência inclui visita aos bastidores na concentração para entender a logística, escolha da fantasia e o desfile oficial na segunda-feira.
Fernanda Zamoner, integrante da diretoria e porta-bandeira da Acadêmicos, destaca a maturidade do produto. “As duas iniciativas são muito interessantes, principalmente para entendermos que o Carnaval já é um produto pronto. Ele já acontece com excelência, só precisamos trazer as pessoas para conhecerem e viverem isso. Essa visão de mercado é o que mais nos marca no trabalho com o Sebrae”, avalia.
O produtor da escola, Pedro Peretti, detalha a dinâmica: “Na primeira noite (sábado), o grupo do famtour assiste aos desfiles. Na segunda-feira, eles fazem uma visita à concentração para entender como acontece o trabalho, escolhem as fantasias e, à noite, desfilam conosco e com as escolas coirmãs”.
A expectativa é que, validado o modelo em 2026, a experiência seja ampliada para todas as agremiações no próximo ano, criando um pacote turístico unificado para o destino Joaçaba.
Fonte: Ascom
Rádio Líder