Carlos Moisés da Silva (PSL) foi empossado neste 1º de janeiro de 2019 como governador de Santa Catarina. A programação de celebração da posse começou com um culto ecumênico na Catedral Metropolitana da Capital, entre 14h30 e 15h. Às 15h30, participou de uma entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Às 16h, ocorreu cerimônia de posse no Palácio Barriga Verde.
A cerimônia de posse iniciou com a apresentação da banda da Polícia Militar, que tocou o hino nacional. Na sequência, o até então governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), fez um balanço dos trabalhos em 2018. Depois, Moisés e a vice Daniela Reinehr (PSL) assinaram o livro de posse. Os dois também fizeram um juramento.
“O governo começa com uma grande reforma, cujo foco será ajustar a gestão em áreas vitais. A economia gerada nos processos irá alavancar o poderio de investimento do estado”, disse Moisés em pronunciamento.
Entrevista coletiva:
Na Alesc, o governador eleito disse em entrevista coletiva que quer que o estado “tenha resultados semelhantes a iniciativa privada”, ressaltando a produtividade das empresas catarinenses. Também frisou que fez uma escolha técnica do secretariado e vai trabalhar no combate à corrupção, com ferramentas que propiciem a transparência.
“As pessoas geralmente não gostam de ser controladas, mas quando eu me submeto como governador, como vice-governadora, à transparência, o controle naturalmente é exercido, e nós mesmos colocamos os nossos freios para fazer as coisas certas, republicanas, para que as pessoas então tenham serviços de qualidade”, disse o governador.
Ele ainda informou que na quarta-feira (2) dará detalhes sobre os planos para os primeiros 100 dias de governo.
Secretariado:
Na quarta-feira (2), ocorre pela manhã uma cerimônia de posse dos secretários nomeados por Moisés. Veja os nomes anunciados:
- Administração – secretário Jorge Eduardo Tasca, atual chefe do Centro de Inovação da PMSC
- Administração Prisional e Socioeducativa – secretário Leandro Lima, secretário atual reconduzido ao cargo
- Agricultura e Pesca – secretário Ricardo de Gouvêa, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do estado (Sindicarne) e da Associação Catarinense de Avicultura (Acav)
- Casa Civil – secretário Douglas Borba, advogado e professor de direito
- Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo – secretário Lucas Esmeraldino, presidente estadual do PSL
- Desenvolvimento Social – secretária Maria Elisa da Silveira de Caro, economista e já foi secretária-adjunta da Justiça e Cidadania
- Educação – secretário Natalino Uggioni, graduado em ciências
- Fazenda – secretário Paulo Eli, secretário atual reconduzido ao cargo
- Infraestrutra e Mobilidade – secretário Carlos Hassler, coronel do Exército
- Saúde – secretário Helton de Souza Zeferino, médico e atual comandante do 1° Batalhão dos Bombeiros em Florianópolis
Fonte: G1/SC