Campanha Sinal Vermelho avança pelo Estado e chegará a Joaçaba nesta segunda (06)

A coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Poder Judiciário de Santa Catarina, desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, apresentará detalhes sobre a Campanha Sinal Vermelho na comarca de Joaçaba. O objetivo é intensificar o combate à violência doméstica em todo o estado, através da denúncia. O evento ocorre nesta segunda-feira (6/11), às 17h, no Salão do Júri da comarca local.

A ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar será apresentada aos magistrados, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia Regional de Polícia Civil (DPCAMI, 26º Batalhão de Policia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e secretarias de Saúde dos municípios de Joaçaba, Água Doce, Ibicaré, Treze Tilhas e Luzerna.

Campanha Sinal Vermelho

A campanha Sinal Vermelho nasceu da urgência em auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. O período de isolamento obrigou as mulheres a passar mais tempo ao lado de seu agressor, e o distanciamento social aumentou a dificuldade em denunciar e buscar ajuda.

Idealizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha Sinal Vermelho passou a ser um dos instrumentos de denúncia contra a violência doméstica.

Na prática, toda mulher que estiver sob ameaça de violência doméstica e familiar pode alertar sobre essa situação ao riscar um “X” na palma da mão e apresentá-la em locais públicos ou estabelecimentos comerciais. Dessa forma, os atendentes treinados, vão identificar a situação e acionar a Polícia Militar.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente as vítimas já podem contar com o apoio de aproximadamente 15 mil farmácias, drogarias, prefeituras, órgãos do Judiciário (Justiça Eleitoral ou cartório extrajudicial) e agências do Banco do Brasil ao longo de todo o território brasileiro.

Fonte: NCI/TJSC

Veja agora

Professora de educação física morre em colisão na BR-153

Uma jovem de 28 anos perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20) em um …