Caminhoneira de Ibicaré: Andréia Schikorski roda o Brasil na boleia de um caminhão há 6 anos

“No começo da minha carreira, eu senti muita dificuldade. Porém, hoje, com todas as experiências que vivi, me sinto muito preparada para dirigir qualquer tipo de caminhão”. Foi assim que Andréia Schikorski resumiu sua história recente de 06 anos na boleia de grandes caminhões pelas estradas do Brasil.

Natural do município de Ibicaré, Andréia, 28 anos, possui o amor por caminhão em seu DNA. Desde criança acompanhou o trabalho de seu pai – mesmo que a distância, e a partir disso sentiu o desejo de viver a mesma experiência cortando estradas, transportando o desenvolvimento sob um chassi de caminhão.

Sua trajetória iniciou há 06 anos com um caminhão truck. Após isso, dirigiu ainda carreta convencional, carreta bitrem e atualmente conduz uma carreta quarto-eixo da Cooperativa Copercampos de Campos Novos. “Sou apaixonada pelo que faço e tudo o que aprendi pelas empresas que passei que me tornaram uma pessoa e uma profissional melhor. Hoje, acredito que eu esteja em um ótimo nível pelo crescimento que percebi em minha carreira”, comentou.

Mas, essa paixão precisou de um tempo para ser despertada. Andréia comenta que cursou até a 9ª Fase do Curso de Direito e, após isso, decidiu mudar totalmente a rota da sua vida, deixando de lado os livros jurídicos para se dedicar ao seu verdadeiro amor: ser motorista de caminhão. “No começo não foi muito fácil. Tive muita dificuldade em conseguir meu primeiro emprego. Mas, com fé e esperança eu nunca desisti e hoje vivo essa experiência maravilhosa que me leva para muitos destinos, conhecendo e vivendo momentos especiais em minha jornada”, disse.

Andréia também comenta que estar na estrada exige muito cuidado e responsabilidade. “Tenho minhas motivações para voltar para casa que são minha mãe Janete e meus afilhados kayron e Gabriel. Por isso, a prudência e o cuidado são muito necessários para que o risco tão presente nas estradas seja minimizado”, comentou.

Andréia faz parte de um grupo seleto de mulheres motoristas no Brasil

Devido a sua dedicação, persistência e amor pela profissão, Andréia faz parte de um seleto grupo de mulheres que rodam o Brasil com seus caminhões. Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), atualmente, no Brasil, existem cerca de 2 milhões de motoristas de caminhões. Deste total, cerca de 10% são mulheres, ou seja, aproximadamente, 200 mil.

O número se reduz bastante quando o dado se estratifica para mulheres que possuem carteira de habilitação para dirigir uma carreta. Atualmente, são cerca de 14 mil mulheres com essa capacidade técnica e Andréia é uma delas que se identifica e declara seu amor pela profissão. “Hoje eu dirijo um caminhão graneleiro que é considerado muito difícil para mulheres. Eu não acho e domino muito bem esta grande máquina que roda transportando grãos que alimentam o Brasil e o mundo”, comentou com alegria.

Seu diferencial foi também para as mídias sociais

Contando suas histórias, apresentando os desafios e a realidade da estrada fez a jovem motorista se tornar conhecida nas mídias sociais. Seu perfil no Tik Tok possui cerca de 124 mil seguidores e seus vídeos atingiram mais de 1,6 milhões de curtidas. O perfil está disponível no link: https://www.tiktok.com/@andreia.schikorski.

Andréia como Madrinha da Festa de São Cristóvão em Ibicaré

No último domingo (25), a Paróquia Cristo Rei de Ibicaré celebrou a Festa em devoção a São Cristóvão e a motorista Andréia Schikorski foi a madrinha do evento por ter feito uma significativa doação para a comunidade. “É resultado de uma promessa do meu pai e minha que foi entregue como um agradecimento por tantas bênçãos em minha vida e da minha família”.

Andréia finaliza ao afirmar que está completamente realizada. “Sou muito feliz com o que faço e não me vejo fazendo outra coisa. Amo muito tudo isso”. finalizou.

Fonte: Ascom/Angelo Jr. Radavelli

Veja agora

Produtos serão comercializados sem impostos durante o Feirão do Imposto em Joaçaba neste sábado (31)

Neste sábado, dia 31, consumidores de Joaçaba poderão adquirir produtos com isenção ou significativa redução …