O nome da já falecida professora, diretora e coordenadora regional de Educação Lurdes Persch será eternizado. Recebeu aprovação por unanimidade em sessão virtual de quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores de Joaçaba, o Projeto de Lei Legislativo 003 de 13 de agosto de 2020, que passa a denominar a passarela recentemente construída junto à Ponte do Trabalhador como Passarela Professora Lurdes Persch. A Ponte do Trabalhador está localizada na área central de Joaçaba entre a Rua Duque de Caxias e a Avenida XV de Novembro. “É uma forma de enaltecer a significativa contribuição dada à educação de Joaçaba por esta nobre professora”, afirmaram os cinco vereadores que apresentaram de forma conjunta o projeto de lei.
Biografia: Nascida em 10 de outubro de 1940, em Capinzal, Lurdes Persch veio com a família morar em Joaçaba. Concluiu o Magistério e formou-se sem Geografia. Depois de formada voltou para Joaçaba, onde ministrou aulas de Geografia na Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, durante 15 anos. Em 1994 foi nomeada Coordenadora Regional de Educação na 9ª UCRE, hoje GERED Joaçaba, tendo atuado no cargo por 2 anos. Foi ainda Diretora do Grupo Escolar Roberto Trompowsky, hoje CERT.
Exerceu o cargo de Coordenadora do SINTE – Sindicato dos Trabalhadores da Educação, durante o período de 2007 a 2013. Foi candidata à vereadora em duas eleições municipais. Ressalta-se que durante boa parte de sua vida Lurdes Persch foi professora do Ensino Fundamental e Médio, formando gerações de munícipes, principalmente na disciplina de Geografia. Foi ainda uma grande defensora da construção da passarela junto à Ponte do Trabalhador. Ela faleceu em 15 de junho de 2019, aos 78 anos.
Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Imprensa