Os fiéis da Igreja Batista de Herval d’ Oeste compareceram em peso para prestigiar a homenagem prestada a Igreja pelo vereador Joao Marqueze, autor da Moção de Aplauso. Para receber a placa o pastor Gilberto de Deus e Silva e sua esposa a pastora Tania de Deus e Silva que recebeu um buque de rosas. Usando da Tribuna o vereador João, leu a justificativa da homenagem prestada a primeira Igreja Batista de Herval d’ Oeste, da qual faz parte, pelos relevantes serviços prestados a toda a comunidade.
João relatou que esta igreja começou por vontade de Deus, por meio da Junta de Missões Nacionais (JMN), que promoveu uma grande ação evangelística denominada “Trans-Catarinense”. Nesta ação, alguns missionários foram enviados para Herval d´Oeste; e o primeiro a chegar foi “Eli Fernandes”, em 02 de dezembro de 1976. Ao chegar ele providenciou uma casa que hospedaria os missionários. A casa alugada foi na rua José Bonifácio 525, onde os primeiros cultos aconteceram. Poucos dias depois chegaram mais alguns missionários, e dentre eles, “Nilton de Souza” que veio a ser o primeiro pastor. Pastor Nilton conduziu este trabalho de 1977 até 1983.
“Desde então, vários pastores cooperaram com esta igreja que desde 2005 está sob a responsabilidade do pastor Gilberto de Deus e Silva. Podemos dizer que por intermédio desta igreja muitas pessoas tiveram sua vida transformada por Deus. Muitos batismos foram realizados, muitos casamentos, pessoas foram resgatadas dos vícios das drogas, do álcool e prostituição. A igreja Batista conta hoje com 15 ministérios de apoio que assistem toda comunidade local e cidades circunvizinhas”.
O vereador informou que o ministério “Atos 6” cuida e dá apoio aos necessitados, com roupas e alimentos físicos e espirituais. Possuiu também o “ministério Onésimo” de apoio aos adolescentes internos do CASEP. “Atendemos os meninos que estão cumprindo pena provisória. Eles ouvem o evangelho de salvação e arrependimento. Com essas visitas temos a oportunidade de mostrar para eles que há outro caminho, que há esperança, que o caminho do crime não vale a pena”.
Conforme o parlamentar, “a igreja desenvolve trabalhos na Comunidade Terapêutica em Erval Velho, onde estão alguns hervalenses em tratamento. O ministério Bom Samaritano” faz visitas semanais aos hospitais para assistir pacientes internados, levando-lhes uma mensagem de fé e esperança. Dos muitos pacientes visitados, inúmeros deles são pessoas da nossa comunidade hervalense, pessoas que recebem carinho, atenção e amor”.
João citou também o “ministério com jovens” que tem o objetivo de levar salvação de uma forma contextualizada. Anunciar Cristo aos jovens e os ensinamos a entregar suas vidas a Ele, evitando desta forma que esses adolescentes busquem caminhos tortuosos e que muitas vezes levam as drogas e a perdição.
Ocupando a Tribuna o pastor Gilberto de Deus e Silva, ressaltou que são 300 pessoas que fazem parte da comunidade batista, e agradeceu pela homenagem. “Sabemos do trabalho que vocês como vereadores realizam nesta Casa de leis, das decisões aqui tomadas, da importância de todos aqui para a comunidade. Pedimos sempre que Deus os abençoe e ilumine, oramos pela nossa cidade, e vibramos a cada atitude acertada tanto por esta Casa quanto pelo Executivo Municipal, novamente agradecemos de coração pela homenagem”. Ao terminar seu depoimento o pastor convidou a todos para uma oração, e os fiéis da Igreja fizeram uma surpresa ao final, um lindo cântico de louvor a Deus que emocionou a todos.
Fonte: Joce Pereira/assessoria