O Hospital implantou mais cinco leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas para que eles entrem em operação a instituição precisa de profissionais como técnicos de enfermagem. O acordo de cooperação permitirá que o município destine um técnico que embora remunerado pelo poder público, prestará diretamente serviços ao HUST. Segundo o presidente do Legislativo Municipal Dhiego Costa (PP), foi relatado a ele pelo prefeito Mauro Martini que o acordo de cooperação, faz parte das obrigações da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com as demais Secretarias de Saúde que compõem a Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc).
Dhiego ressaltou que o HUST tem feito um excelente trabalho no enfrentamento ao Covid-19, mas mesmo com a chegada de equipamentos para instalar cinco novos leitos, a instituição não dispões de técnicos para atuarem. O pedido dos equipamentos, para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi feito em março, depois que os prefeitos da Ammoc concordaram em ceder 15 profissionais Técnicos em Enfermagem para o Hospital possibilitando assim a ampliação dos leitos. Três dos respiradores vieram da cidade de São Miguel do Oeste e dois deles foram cedidos pela UPA de Herval d’ Oeste que recebeu outros dois equipamentos para substituí-los.
“É uma grande alegria para toda a região poder dispor de cinco novos leitos, houve a mobilização de prefeitos e de tantos outros profissionais para que isso fosse possível. Atualmente, a ala Covid do HUST possui 10 leitos de UTI. Com a ampliação passará a ter 15, mesmo número de leitos da Enfermaria. A taxa de ocupação da UTI está gira sempre em 100% e a da enfermaria tem oscilado entre 90% e 100% de ocupação. Herval d’ Oeste jamais poderia se isentar de colaborar”.
Fonte: Ascom/Joce Pereira