Câmara de vereadores de Herval d’ Oeste prestou homenagem ao ex-prefeito Rudy José Nodari (in memorian)

Herval d’ Oeste perdeu no último dia 07, uma grande personalidade, o nosso ex-prefeito Rudy José Nodari. Ele nasceu na localidade de Rio Bonito, hoje município de Tangará no dia 17 de novembro de 1929. Casou-se com Valdete Souza Nodari com quem teve quatro filhos. Tinha formação acadêmica na área de filosofia, e por 20 anos exerceu cargo como executivo na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), atuando como Coordenador Regional do SESI na Região do Vale do Rio do Peixe.

Como sócio fundador do Rotary Clube de Herval d’ Oeste, em 1968, foi um dos grandes responsáveis pela história da força rotariana em nosso município. Rudy José Nodari fez história no esporte catarinense, além de ter sido presidente da Liga Esportiva do Meio Oeste Catarinense nos anos de 1954 a 1964, atuou como colaborador de Arthur Schlosser, na criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) em 1960, evento esportivo que tem muita importância até os dias de hoje para todo o povo catarinense, e do qual participou ativamente em todas as edições.
Pela importante participação na criação e também na atuação nos Jogos Abertos, Rudy José Nodari recebeu em 1995 uma grande honra instituída pelo Governo do Estado: A Comenda Mérito Esportivo, título concedido pelo Conselho Estadual de Esporte, cuja honraria somente é concedida para pessoas que tenham se destacado ou prestado relevantes serviços ao esporte catarinense ou nacional.

Atualmente, Rudy José Nodari participava das reuniões mensais do Conselho Estadual do Desporto, onde era membro nomeado pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira (in memorian).


Atuação política

Na política hervalense foi eleito vereador para a legislatura de 1972 a 1976. Na eleição seguinte, concorreu a prefeito, sendo eleito para o mandato que ocorreu de 1977 a 1983. Durante a sua gestão como prefeito, Rudy José Nodari, entre outras obras construiu o primeiro ginásio de esportes do município, o Rudão, que hoje foi substituído por uma quadra esportiva anexa ao Centro Municipal de Educação Pequeno Príncipe. Outra conquista fruto de sua luta foi a Unidade de Bombeiros Militar, instalada no município em 1980.Por duas gestões foi Presidente da Associação dos Municípios do Meio-Oeste (Ammoc).

“Seu Rudy como era conhecido, faleceu por insuficiência renal aos 90 anos, deixando uma história de lutas e conquistas dentro da ética educação e caráter. Um exemplo a ser seguido por todos os gestores. Pessoa muito querida e respeitada na comunidade hervalense, com certeza fará muita falta, ficará na histórico como exemplo de político sério e comprometido, tinha como marca sua simpatia e bom humor. A Câmara de Vereadores de Herval d’ Oeste presta essa singela homenagem à sua memória e a família enlutada. Seu nome estará para sempre marcado na história do nosso Estado, Região e Município. Após foi feito um minuto de silencio em memória do ex-prefeito Rudy José Nodari.

Fonte: Joce Pereira

Veja agora

Professora de educação física morre em colisão na BR-153

Uma jovem de 28 anos perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20) em um …