A cabeceira de uma ponte caiu na noite desta quarta-feira (21) em Brusque, no Vale do Itajaí. Três carros ficaram danificados e presos entre os destroços e um barranco. Segundo os Bombeiros, não houve feridos.
De acordo com a o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), após a estrutura ceder, houve o rompimento de uma adutora e vazava gás no local. Como o registro de água precisou ser fechado, alguns moradores podem ter problemas de abastecimento. Os dois lados da ponte foram isolados pelos Bombeiros.
A ponte, chamada de Santos Dumont, fica no bairro Santa Terezinha e dá acesso à Rodovia Ivo Silveira. Os Bombeiros foram chamados às 20h19.
Na hora em que a estrutura cedeu, três carros estavam na ponte e ficaram presos. Quatro pessoas estavam nos veículos. Além dos Bombeiros, a Defesa Civil também foi chamada.
Os Bombeiros informaram que não foi necessário resgatar os ocupantes dos carros porque eles mesmos saíram dos veículos e caminharam até a outra cabeceira da ponte. Os automóveis vão continuar no local e só poderão ser retirados após autorização da Defesa Civil e do Insituto Geral de Perícias (IGP). Esses dois órgãos devem levantar as causas do rompimento da ponte.
Segundo a prefeitura, uma equipe de engenheiros do município vai analisar o que causou a queda.
Adutora se rompeu
A adutora que passa pela ponte se rompeu no momento em que a estrutura cedeu. Depois do acidente, o Samae fechou a adutora. Representantes da empresa estavam no local na noite desta quarta para verificar o que pode ser feito para que seja restabelecido o abastecimento de água à população.
O Samae informou que as pessoas que moram mais à esquerda do Rio Itajaí-Mirim podem ter problemas de desabastecimento nas próximas horas por causa desse fechamento emergencial do registro. A empresa estuda fazer uma manobra de rede para que a água possa vir de outras adutoras.Após a Defesa Civil liberar o local, o Samae começará a trabalhar no restabelecimento do abastecimento de água.
Fonte: G1/SC