A aeronave Van’s RV-10, onde estavam o empresário Toninho Ramos, o advogado Mário Pinho, e o médico Gian Carlos Nercolini, segue desaparecida na Argentina na noite deste domingo (10).
Prefeitura Naval, Marinha, Exército e Força Aérea Argentina, além da Defesa Civil de Chubut, participam das buscas. Os trabalhos começaram na última quarta-feira (6), quando o desaparecimento foi registrado. Familiares dos desaparecidos se pronunciaram neste fim de semana.
Em função das más condições do tempo, foram realizadas apenas buscas por terra e mar neste sábado (9). Somente depois das 16h foi possível fazer busca aérea. A Eana (Empresa Argentina de Navegação Aérea) fez seu último comunicado às 19h30 deste sábado.
A empresa, que pertence ao Ministério de Transporte da Argentina, administra o tráfego aéreo no país e coordena as buscas; relatou que “não houve resultados positivos até o momento”. Aviões, helicópteros, navios e patrulhas terrestres motorizadas estão empenhados nas buscas.
Desabafo
A esposa de Mário Pinho, Patrícia Althoff Richard, desabafou na internet: “o pessoal da Defesa Civil nos informou que não há mais chance de encontrá-los com vida. A tristeza é imensa. Meu amigo, amor, amante, cúmplice, companheiro de viagem, meu tudo se foi. Quanta tristeza”.
Relembre o caso
O trio de brasileiros desaparecidos saiu do aeroporto de El Calafate, Sul da Argentina, com destino a Trelew, na Patagônia. Em voo, a aeronave teve seu último contato registrado com o CCA (Centro de Controle de Área) de Comodoro Rivadavia.
Após várias tentativas de comunicação, o CCA alertou o serviço de busca e salvamento e foi ativado o protocolo de busca da aeronave pela Eana.
As buscas começaram ainda em 6 de abril. “O SAR (Serviço de Busca e Salvamento) de Eana recebeu hoje um alerta de perda de contato de uma pequena aeronave”. No dia seguinte, as buscas continuaram e um avião Hércules KC-130 sobrevoou a área.
Também neste dia, a empresa soltou um comunicado à imprensa, resumindo o início da operação. O primeiro passo foi entrar em contato com o Centro de Controle da Missão Argentina, que relatou a não ativação do farol ELT da aeronave [quando ativado, o ELT transmite um sinal, que pode determinar o local de uma aeronave em situação de emergência].
“Desta forma, à tarde, em condições meteorológicas desfavoráveis, iniciou-se a mobilização”, explicou o comunicado. Inicialmente, atuaram forças da Prefeitura Naval Argentina com trabalho da Guarda Costeira e duas aeronaves. A defesa civil de Chubut atuou com apoio terrestre. À noite, mais um avião saiu do aeroporto de El Palomar [Buenos Aires] com destino à região.
“As operações aéreas, terrestres e marítimas coordenadas pelo SAR continuarão ininterruptamente em busca da aeronave enquanto as condições climáticas permitirem”, enfatizou a empresa no fecho do documento.
Fonte: ND Mais