BRF de Capinzal reduz consumo de água em 80 Milhões de litros nos primeiros 5 meses do ano

A gestão sustentável faz parte da essência BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo. Globalmente, a Companhia estabeleceu a meta de reduzir em 13% o consumo de água até 2025. Um bom exemplo de avanços é a unidade de Capinzal, no Meio-Oeste de Santa Catarina, que, nos primeiros cinco meses de 2021, reduziu o consumo de água em 80 milhões de litros. Iniciativas como esta estão alinhadas à Visão 2030 e integram os 22 compromissos assumidos em dezembro de 2020, que reforçam a importância dos aspectos ESG (do inglês Ambiental, Social e de Governança) e compõem o Plano de Sustentabilidade.

Na planta de Capinzal, aproximadamente 50% de todo o consumo de água global é reaproveitado e vai para reutilizações na lavagem de caminhões, de gaiolas e na destinação para as bombas de vácuo para transportar resíduos em calhas. Esse reaproveitamento representa 49% de redução em consumo. Por mês, a unidade reutilizou em média 112,3 milhões de litros de água, o que representa cerca de 1,347 bilhão de litros por ano.

A unidade conta, também, com um robusto sistema de tratamento de efluentes. Todo o resíduo gerado na planta passa por diversas fases, como peneiramento e depois pelas fases primária e secundária, permitindo que o efluente final seja lançado com 99% de remoção dos padrões físico-químicos e biológicos. Buscando a melhoria contínua no reaproveitamento desse recurso natural, a planta possui um projeto em andamento para a instalação de uma nova estação de tratamento de água para reuso.

O desempenho e resultados alcançados até o momento estão relacionados com o atendimento a norma ISO 14001:2015, sendo que um dos objetivos desse sistema de gestão ambiental é a redução do consumo de água e a qualidade do tratamento do efluente final, a fim de garantir ecoeficiência dos processos.

A diretora de Sustentabilidade, Mariana Modesto, destaca que a BRF é uma empresa que se preocupa em proporcionar um futuro melhor para o planeta. “Preservar o meio ambiente e ser ecoeficiente é uma das ambições do nosso Plano de Sustentabilidade que viabilizamos através dos nossos compromissos. Trabalhamos para inovar e encontrar soluções sustentáveis para os desafios que se apresentam em nossa atividade”, ressalta.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 95 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Fonte: Ascom

Veja agora

Diversas ações devem marcar o dia nacional de combate a dengue

Este sábado, é o dia nacional de combate a dengue. A vigilância ambiental de Herval …